É Pior Dormir Com Fome Ou É Melhor Comer À Noite?
Comer ou não comer, eis a questão?
De acordo com os especialistas, a resposta não é assim tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheio”, explica a nutricionista norte-americana Lisa Moskovitz. É difícil conseguir adormecer quando não consegue deixar de pensar no “buraco” que há no estômago. Contudo, comer muito tarde pode provocar danos no corpo.
Para descobrir, meçam a fome que sentem numa escala de um a 10. Um significa que estã satisfeitos e 10 está com muita fome. “Se estão acima de seis, é melhor comer um snack antes de dormir. Optem por algum que tenha menos de 200 calorias”, sublinha Moskovitz.
Se classificarem a vontade de comer em cinco ou menos, “bebam um copo de água ou um chá e vão dormir”, acrescenta. “Normalmente a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome verdadeira, mas por tédio ou stress”.
Todavia, se realmente sentem fome à noite, optem por ingerir um alimento integral e de baixas calorias como uma tosta integral, cereais com bastantes fibras e poucos açúcares ou um iogurte magro (fonte de proteína). “Hidratos de carbono integrais ajudam a libertar serotonina no cérebro, o que faz com que se sintam calmos e prontos para ir dormir”, conclui Moskovitz.