Cientistas Dão A Receita (Carne E Refrigerantes) Para A Má Forma
Um novo estudo revela que acompanhar uma refeição rica em proteínas com uma bebida açucarada pode afectar negativamente o equilíbrio energético do corpo, as preferências alimentares dos indivíduos e ainda fazer com que o corpo armazene mais gordura.
De acordo com o estudo norte-americano publicado na revista BMC Nutrition, “cerca de um terço das calorias adicionais fornecidas pelas bebidas açucaradas não foram gastas, o metabolismo da gordura foi reduzido e o corpo usou menos energia para metabolizar as refeições. Esta diminuição da eficiência metabólica pode “estimular” o corpo para armazenar mais gordura.”
Como reporta o Science Daily, os investigadores do USDA-Agricultural Research Service Grand Forks Human Nutrition Research Center descobriram que a inclusão de uma bebida açucarada na refeição reduzia a oxidação da gordura, que quebra as moléculas de gordura, em 8%. Quando a bebida açucarada acompanhava uma refeição rica em proteína (com 15% de proteína) o impacto era ainda maior, reduzindo a quebra de gorduras em 26,25%. Se 30% da refeição fosse proteína a oxidação da gordura reduzia em 40%, em média.
Além disso, como reporta o El Confidencial, o estudo descobriu que ao longo do dia o corpo só gastava 80 das 120 calorias da bebida açucarada, armazenando assim. Isto porque a proteína, apesar de promover a saciedade, diminui notavelmente o consumo de energia do corpo.
Portanto, da próxima vez que comerem carne ou peixe, talvez seja melhor deixar o refrigerante açucarado de lado.