É Por Este Motivo Que Se Ganha Peso Quando Se Deixa De Fumar…
Num estudo recente conduzido pela Universidade do Michigan, um grupo de investigadores explorou a função de uma nova célula gorda recém descoberta, denominada de: termogénica ou célula gorda bege.
Estes organismos são conhecidos por queimarem energia quando são activados através do processo de termogénese, que ocorre quando o corpo produz calor.
De modo a apurarem como as células beges funcionam, Wu e a sua equipa investigaram a gordura bege que já tinha sido activada.
Os dados apurados, publicados no periódico Nature Medicine, destacaram uma molécula que foi detectada na gordura bege dos ratos e também dos humanos, designada de CHRNA2 (receptor colinérgico de nicotina alfa 2), uma proteína que tem um papel central no processo de termogénese.
A CHRNA2 cuja função é de armazenar energia ao invés de a queimar, foi detectada na gordura branca dos ratos e novamente dos humanos. Mais ainda a CHRNA2 também é conhecida por regular a dependência de nicotina no cérebro.
Como tal, os resultados da investigação inovadora poderão ajudar a entender o porquê de quem deixa de fumar estar mais propenso a ganhar peso, tendo em conta que já foi provado que a nicotina presente nos cigarros suprime o apetite dos fumadores.
Wu alertou que esta pesquisa não tem o intuito de encorajar ninguém a fumar, de modo a evitar um potencial aumento de peso, mas sim a ajudar quem sofre de obesidade ou de outras desordens metabólicas.
“Entendermos como funciona a CHRNA2 é fundamental para elaborarmos terapias novas e mais eficazes, sem efeitos secundários prejudiciais, que atuem na saúde geral dos indivíduos que sofrem de excesso de peso”, sublinhou Wu.