Ciência Explica Porque É Que Algumas Pessoas São “Gordas, Mas Em Forma”
É um paradoxo que dá a volta à cabeça dos cientistas há anos, mas um novo estudo vem agora esclarecer por que é que algumas pessoas são ‘gordas, mas em forma’.
Natalie Haywood, que liderou o estudo, disse citada pelo The Mirror: “Estar acima do peso e ser completamente saudável é um mito, mas pode existir alguma verdade no paradoxo”. “Pessoas com melhor fluxo sanguíneo podem ser metabolicamente mais saudáveis e estar mais protegidas contra doenças cardíacas e circulatórias”, justifica.
No estudo, os investigadores estudaram um receptor chamado IGF1-R, que é conhecido por desempenhar um papel no crescimento de novos vasos sanguíneos. A equipa removeu esse receptor nas células que revestem os vasos sanguíneos de roedores com uma dieta rica em gorduras e descobriu que novos vasos sanguíneos cresciam na gordura.
Surpreendentemente, a longo prazo, isso resultou na protecção contra doenças cardíacas e circulatórias. Os investigadores sugerem, então, que os vasos sanguíneos da gordura podem libertar substâncias químicas bioactivas que tornam as células adiposas castanhas.
A chamada gordura castanha queima calorias para gerar calor, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol, de acordo com os investigadores.
A equipa espera utilizar a descoberta para ajudar a desenvolver medicamentos contra as doenças cardíacas.