Britânicos The Drones Vão Dar Três Concertos Em Portugal Em Dezembro
A caminho de Portugal directamente de Manchester, temos os The Drones, que vêm com intuito de eletrificar três cidades portuguesas: Lisboa, Coimbra e Corroios.
Falar dos The Drones obriga a uma viagem no tempo, com mais de 40 anos. Uma das bandas pioneiras do movimento Punk em Inglaterra, os The Drones começam a espalhar o seu rock musculado por Manchester. Cidade que viu nascer uns Buzzcocks, Slaughter And TheDogs, Fast Cars, V2, Magazine, o rol de bandas é imenso.
A banda fez-se notar cedo, já com alguma bagagem do Pub Rock, foi fácil a transição para o Punk Rock, acelerando ainda mais as suas composições. A data de batismo foi em 1976, na cidade natal, com os ainda imberbes Generation X a abrir as hostilidades. A banda muda-se para Londres, o epicentro do movimento Punk, e aí, começam a fazer o circuito de bares e salas, tocando na mítica sala Roxy Club.
Conseguindo a proeza de tocar 4 vezes no Roxy Club, clube Punk, que teve como prazo de validade um ano e meio, tendo fechado portas em 1978.
1977 foi o ano do Punk, e por conseguinte, foi a altura propícia para os The Drones lançarem as suas cartas para o meio musical. Editam dois singles, “A Temptation Of A White Collar Worker” e “Bone Idol”, este último single obteve boas críticas e foi um sucesso de vendas, tendo sido reeditado várias vezes nesse
mesmo ano.
Para fechar em grande 1977, a banda edita o seu primeiro álbum, “Further Temptations”. Um álbum que foi mais uma acha para a fogueira do Punk, incendiando ainda mais Inglaterra com um cocktail de 13 músicas. Nas quais realce vai para a cover “Be My Baby”, tema que foi popularizado pelas The Ronettes nos anos 60.
Outros temas se destacaram do disco, “Sad So Sad”, o enérgico“Lookalikes” ou o afirmativo e directo “Just Want To Be Myself”.
A banda culmina o ano como banda suporte a uma tour dos The Stranglers. A banda dá por terminada o primeiro ciclo de vida em 1982.
No espaço de 15 anos a banda foi ganhando culto nas gerações mais novas que estavam a descobrir o Punk de novo. E com esse élan a banda é convidada a reunir-se de novo, paratocar num festival “Holidays In The Sun” em Inglaterra, seguindo-se tours nos Estados Unidos e no Japão. O grupo volta a estúdio e grava o álbum “Sorted”. Um disco que é um misto, de regresso a 1977 com a contemporaneidade de 1999.
Desde então a banda tem editado discos e tocado por essa Europa fora. Chegados a 2019, é altura dos The Drones pisarem pela primeira vez os palcos portugueses. A tour será preenchida por 3 concertos em Dezembro, dia 12 em Lisboa no Sabotage Club, dia 13 em Coimbrano Salão Brazil, e no dia 14 no Bar- Cine Teatro em Corroios. A coincidir
com a digressão portuguesa, será editado o EP “Will You Stand In A Front Of Bullets?”, edição a cargo da Different Class Records, editoraLisboeta, vocacionada para as
sonoridades Punk. Estão todos convidados para dançar pogo até à última música, os The Drones prometem não deixar ninguém estático, é de esperar três concertos electrizantes.