Uso diário de IA associado a sinais de depressão
Um estudo levado publicado na plataforma científica JAMA Network Open aponta para uma ligação entre sintomas de depressão com um maior uso de bots de conversação de Inteligência Artificial como o ChatGPT, o Gemini e semelhantes.
No estudo, que se baseia num inquérito que contou com quase 21 mil pessoas dos EUA de idade adulta, foi revelado que 10% dos participantes usa estas ferramentas de Inteligência Artificial todos os dias – com 5% a dizer mesmo que recorrem a estas ferramentas várias vezes ao longo do dia.
Conta o site Digital Trends que os investigadores perceberam então que estas pessoas que admitiram uma utilização diária apresentavam mais sinais de sintomas depressivos e efeitos emocionais negativos – como ansiedade e irritabilidade.