Tirar Selfies Nas Férias Ajuda A Relembrar Os Melhores Momentos
Ir de férias e não tirar selfies é algo quase impensável nos dias de hoje. A máquina fotográfica e o telemóvel estão sempre à mão e não há momento que escape… e que não justifique uma selfie.
De acordo com um recente estudo da Universidade do Texas (nos Estados Unidos) em parceria com a HomeAway, este até pode ser um bom hábito, uma vez que os investigadores conseguiram provar que tirar selfies nas férias fortalece as memórias dos melhores momentos em 40%.
Na prática, lê-se num comunicado enviado às redacções, as pessoas que tiram selfies nas férias tendem a lembrar-se melhor dos momentos passados nesse período de descanso. Além disso, partilhar as imagens nas redes socais pode fazer com que os melhores momentos permaneçam na memória durante mais tempo.
Diz a investigação que as pessoas que publicam selfies das férias no Instagram são 24% mais propensos a recordar as férias, algo que não foi tão notório entre as pessoas que optam pelo Facebook ou Snapchat como plataforma de partilha.
O estudo foi liderado pelo psicólogo Art Markman revela que, apesar das selfies melhorarem as recordações das férias, as pessoas que passam mais do que duas horas por dia agarradas ao telemóvel têm mais dificuldade em lembrar-se das férias. E quando alguém decide levar trabalho para as férias? De acordo com a investigação, estas pessoas que não conseguem desligar-se têm 43% mais dificuldade de lembrar o que quer que seja das férias.
“Os turistas que referiram estar animados antes de viajarem, com toda a preparação das férias, apresentam 73% maior probabilidade de terem uma excelente recordação das suas memórias de férias, em comparação com aqueles que sentiram outras emoções, incluindo stress, frustração ou até mesmo tranquilidade”, lê-se no comunicado enviado às redacções.