SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
12 Março 2019

Têm Medo De Palhaços? Não Estão Sós, A Ciência Explica

||
0 Comentários
|

Tudo começa na infância. Um artigo científico da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, revela que crianças e adolescentes com idades entre os quatro e os 16 anos são quase unânimes ao afirmar que a presença de palhaços em quartos de hospital é assustadora e não colabora em nada com a recuperação dos pacientes.

No artigo, a palavra usada para descrever a mítica personagem em inglês é ‘unknowable’ ou incognoscível. A questão é que não se pode saber com certeza o que está por trás de um olhar de palhaço, e coisas ambíguas, em geral, provocam mais medo do que coisas que são claramente assustadoras.

Por outras palavras, é natural que fujam se um leão aparecer à vossa frente. O animal é um risco claro à  vossa vida. Um palhaço, por outro lado, pode ter uma aparência repulsiva par alguns, mas nada garante que vá fazer uma maldade quando vos abordar na rua. Eles são imprevisíveis. E é aí que reside o medo.

Uma outra pesquisa, publicada na revista científica New Ideas in Psychology, é o primeiro estudo empírico já feito sobre coisas “arrepiantes”. E a sua principal conclusão é que para ser horripilante, mais do que repulsivo, é preciso ser imprevisível. Os investigadores analisaram 1.341 voluntários maiores de idade por meio de questionários. Na primeira parte, os participantes selecionaram, entre 44 características físicas e comportamentais diferentes, as que elas mais associavam a coisas arrepiantes. Depois, foi-lhes pedido para fazer o seu próprio ranking de profissões que lhes causavam medo e selecionar dois passatempos ditos normais.

Os resultados foram claros: no topo da lista de profissões aterradores destacaram-se os palhaços – já que psicologicamente coisas um pouco estranhas e sobretudo misteriosas causam mais stress do que coisas que sabemos serem de facto assustadoras. Ou seja, não se resista o efeito surpresa.

 Com toda aquela maquilhagem é impossível saber se um palhaço está feliz ou triste com o disfarce. E esse medo do desconhecido é universal.
Talvez queira ler também...   Um Gelado Que Cura Ressacas? Sul Coreanos Já O Inventaram

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com