SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
02 Janeiro 2018

Selfitis: O Transtorno Mental Causado Pelo Vício De Selfies

||
0 Comentários
|

Selfie: Fotografia que alguém tira a si mesmo, geralmente para a publicação numa rede social.

 Só no Instagram há o registo de mais de 320 milhões de selfies, retratos em que a pessoa aparece quase sempre sozinha, seja em casa, na rua, no trabalho, no ginásio, no metro, no supermercado, etc.. Todas estas imagens são marcadas com a hashtag #selfie, o que mostra a necessidade de mostrar o tipo de imagem que se publicou na rede social. Há algum mal nisto? À primeira vista não, mas a verdade é que se trata do espelho mais fiel de uma selfitis,

Por selfitis, escreve a Forbes, entende-se o distúrbio mental causado pelo vício em tirar selfies e em publicá-las online, um desejo obsessivo compulsivo que tem como objectivo (inconsciente) de preencher uma lacuna na intimidade e de melhorar a própria auto-estima (melhoria essa que pode ficar seriamente comprometida quando os ‘likes’ não são tantos quanto os desejados).

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a selfitis é já uma condição mental clínica reconhecida e são três as suas formas de expressão:

Selfitis borderline (como quem diz, na fronteira da doença) – As pessoas com este tipo de selfitis são aquelas que tiram até três selfies por dia, mas que não as publicam em redes sociais;

Selfitis aguda – Tirar pelo menos três selfies por dia e publicar uma delas online;

Selfitis crónica – Tirar várias selfies num só dia, sentindo necessidade de fazê-lo e de obter o melhor ângulo, e publicar mais de seis selfies por dia online.

 A ciência tem analisado este “novo” distúrbio mental e notou que a necessidade de tirar selfies está associada a uma competitividade digital, à necessidade de captar atenção e à carência de auto-confiança. E o que é que as pessoas com selfitis “ganham”? Mais confiança, mais bem-estar consigo mesmas, mais à vontade no ambiente em que se encontram, melhores memórias dos momentos, melhor estatuto social, mais popularidade, mais autoestima, entre outros sentimentos que classificam como positivos.
Talvez queira ler também...   Desenvolvido Algoritmo Que Define A Melhor Altura Para Beber Café

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com