Selfitis: O Transtorno Mental Causado Pelo Vício De Selfies
Selfie: Fotografia que alguém tira a si mesmo, geralmente para a publicação numa rede social.
Por selfitis, escreve a Forbes, entende-se o distúrbio mental causado pelo vício em tirar selfies e em publicá-las online, um desejo obsessivo compulsivo que tem como objectivo (inconsciente) de preencher uma lacuna na intimidade e de melhorar a própria auto-estima (melhoria essa que pode ficar seriamente comprometida quando os ‘likes’ não são tantos quanto os desejados).
De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a selfitis é já uma condição mental clínica reconhecida e são três as suas formas de expressão:
Selfitis borderline (como quem diz, na fronteira da doença) – As pessoas com este tipo de selfitis são aquelas que tiram até três selfies por dia, mas que não as publicam em redes sociais;
Selfitis aguda – Tirar pelo menos três selfies por dia e publicar uma delas online;
Selfitis crónica – Tirar várias selfies num só dia, sentindo necessidade de fazê-lo e de obter o melhor ângulo, e publicar mais de seis selfies por dia online.