Pete Townshend Explicou Porque É Que “Tommy Salvou A Carreira Dos The Who
Lançado pelos The Who em 1969, “Tommy” redefiniu parâmetros dentro do mundo da música. Não à toa, é uma referência quase obrigatória quando se trata de obras artísticas temáticas e amarradas por um conceito.
Mas não foi só isso. Em entrevista à revista Classic Rock, o guitarrista Pete Townshend confirmou que o disco salvou a carreira do grupo. Especialmente por ampliar as possibilidades de composição e expressão.
“‘Tommy’ teve mais sucesso do que esperávamos. Todos nós rapidamente esquecemos a realidade da nossa situação, o que poderia ter acontecido. Se tivesse falhado, teríamos caído na ignomínia.”
O músico e compositor destaca que o quarteto não era respeitado da maneira que passou a ser, mesmo já contando com alguns êxitos – que se tornariam clássicos com o passar do tempo – no seu catálogo.
“Nós éramos uma banda de singles do Reino Unido, que partia guitarras e usava roupas engraçadas. Não estávamos tão longe do Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Titch – aparecendo todos os meses no ‘Top of The Pops’ e tentando chegar ao primeiro lugar. Jimi Hendrix e Cream – e até mesmo os Pink Floyd nos seus primeiros dias – ameaçaram expor os The Who como uma banda de rapazes que não estava a conseguir elevar-se ao romantismo espiritual e subversivo da era psicadélica. Até que surgiu ‘Tommy’.”