Pesquisa Diz Que Chocolate Faz Melhor À Tosse Do Que Xarope
Tomam xarope assim que experienciam os primeiros surtos de tosse? Ao que parece mais vale optar por comerem um Twix ou um Mars.
Uma médica britânica sugere que o consumo de chocolate pode ser uma opção mais eficaz para combater a tosse e problemas respiratórios, relativamente à toma de medicamentos comuns.
De acordo com a professora Alyn Morice, chefe do departamento de estudos cardiovasculares e respiratórios da Universidade de Hull, no Reino Unido e fundadora da Sociedade Internacional para o Estudo da Tosse: “O chocolate pode acalmar a tosse”.
Alyn, que passou anos a investigar a tosse, disse que os investigadores estão agora a ver os primeiros resultados de um estudo recente relativo a um medicamento vendido sem prescrição médica.
“A pesquisa prova que um novo fármaco que contém cacau é mais eficaz do que o comum xarope”.
O estudo que observou 163 indivíduos revelou que os pacientes que tomaram o medicamento à base de chocolate apresentaram melhorias significativas após dois dias.
Não, infelizmente não é tão simples (ou bom) quanto mastigar uma tablete de chocolate…
Ainda assim, este não é o primeiro estudo a sugerir que o chocolate é capaz de acalmar a tosse.
Uma equipa de investigadores da instituição de ensino superior Imperial College London, apurou que a teobromina, um alcalóide presente no cacau, é mais eficaz a suprimir a vontade de tossir do que a codeína – um ingrediente geralmente utilizado na produção de xaropes.
De acordo com a professor Alyn Morice, tal deve-se às “propriedades apaziguadoras” do chocolate – por outras palavras, aquele alimento é algo pegajoso o que significa que ao ser ingerido forma uma camada protectora nos terminais nervosos presentes na garganta, suprimindo desse modo a vontade súbita de tossir.
“Este efeito apaziguador explica o porquê do mel e do limão e de outros xaropes açucarados serem benéficos, mas acredito piamente que o chocolate tem algo mais”, acrescentou.
A especialista em tosse acredita ainda que chupar um quadrado de chocolate pode proporcionar algum alivio momentâneo para o doente.