Novo disco e documentários dos 5ª Punkada, um jantar comunitário e propostas para famílias e crianças fecham o cartaz do NASCENTES
Dois dias antes do lançamento do segundo disco de originais, os 5ª Punkada regressam às Fontes para um concerto de pré-apresentação que se reverte de notas especiais. Numa colaboração com o Coro das Fontes (grupo composto por habitantes da aldeia), o coletivo formado por músicos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra traz a palco temas novos e novas abordagens à música com que têm vindo a tocar um pouco por todo o Portugal e Europa. A complementar este regresso a exibição de Yours Truly, Fear, documentário de Telmo Soares – recentemente galardoado no festival IndieLisboa – que acompanha o coletivo na tour europeia realizada em 2024. A exibição do documentário será seguida de uma conversa com a banda e o realizador. Esta residência conta com o apoio do da Fundação Millennium bcp.
O multi-instrumentista Samuel Martins Coelho fará também o primeiro concerto de apresentação para o novo disco que editará via Omnichord, onde explora a crise ambiental, emocional e a extinção das espécies através de um intrincado jogo entre a música e a fisicalidade. Composto por sete temas, Extinção vai além do formato tradicional de um álbum. O disco é uma edição especial em formato caixa, contendo objetos que se conectam aos temas do disco e, com isso, proporcionando uma experiência sensorial e social que convida o público a uma imersão completa nas questões ambientais abordadas.
Como espaço de conexão entre pessoas, o NASCENTES volta a dar particular atenção à programação infanto-juvenil e familiar, com um alargado programa de oficinas que pretendem explorar novas competências e criar momentos de brincadeiras entre miúdos e graúdos. A par da já tradicional presença das instalações lúdicas dos Jogos do Hélder, o cardápio integra oficinas de pintura e desenho, construção, culinária, cianotipia e criação e manuseamento de instrumentos e som. Toda a programação de oficinas infanto-juvenis conta com o apoio do da Fundação Millennium bcp.
Num convite mais alargado à exploração e descoberta da natureza envolvente, o NASCENTES 2024 volta a receber Luís Antero, que orientará seispasseios sonoros que convidam à escuta do lugar, através dos sons que dele fazem parte. As paisagens e marcos sonoros das Fontes servirão de base para um exercício de escuta ativa e criativa, que transforma os participantes em performer em tempo real. Também com relação com a paisagem, e tendo como ponto de partido o mito da grota – segundo qual, em idos tempos, terá rebentado do chão uma nascente de água com jatos que ultrapassavam a altura das árvores – será construída no território uma instalação que se inspira nas estórias e mitos guardados na memória coletiva dos habitantes das Fontes.
Enquanto projeto de raiz comunitária, o NASCENTES volta a propor uma visita às estórias e pessoas que habitam a aldeia. Numa colaboração entre Raquel Folião – que ao longo de algumas semanas entrevistou diferentes habitantes das Fontes – e a livraria Arquivo, será lançada a fanzine A fragil(idade) do tempo, que compila textos, fábulas, memórias e olhares sobre a vida, o passar do tempo e aquilo que nos prende (ou nos afasta) de um lugar.
Fecha-se a lista de atividades com a segunda edição da Jantarada d’Aldeia, que reunirá dezenas de pessoas à volta do bom comer e do bom conviver. As inscrições para a mesma já estão abertas e implicam o pagamento da refeição. Os interessados poderão inscrever-se através de https://www.nascentes.pt/.
A ter lugar entre os dias 3 e 7 de julho na aldeia das Fontes em Leiria, o NASCENTES assume, este ano, um forte pendor multicultural, tendo já anunciado o alinhamento de concertos com propostas de bandas e músicos de dezoito nacionalidades: BCUC, Collignon, Verde Prato, Yeli Yeli, Rastafogo, Haepaary, Insan Insan, O., El Khat, La Tremenda Sonora, Arapucagongon, Rizan Said e Claiana.
Uma programação que promove a partilha e uma corrente de escuta atenta ao outro, para que possamos, em conjunto, refletir sobre temas como a vulnerabilidade, a empatia ou a resiliência.
O NASCENTES é um evento de acesso livre (excepto a Jantarada d’Aldeia) e os detalhes sobre o mesmo podem ser consultados em https://www.nascentes.pt/.
O Nascentes é uma iniciativa da CCER MAIS, CRL / Omnichord desenvolvida em estreita parceria com os habitantes das Fontes e a Associação Cultural e Recreativa Nascentes do Lis. Conta como co-financiamento do Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes e o apoio do Município de Leiria.
PROGRAMA
3 de julho
19h30 . 5º Punkada + convidados + Coro das Fontes . Residência de criação – Concerto
20h30 . Samuel Martins Coelho . Concerto
21h . Discos & Petiscos
22h. Yours Truly, Fear . Projeção de documentário
23h. Grota . Instalação artística
4 de julho
19h30 . Haepaary . Concerto
20h30 . Insan Insan . Concerto
21h . Discos & Petiscos
22h30 . O. . Concerto
5 de julho
19h30 . Verde Prato . Concerto
20h30 . Jantarada d’Aldeia**
23h . La Tremenda Sonora . Concerto
6 de julho
08h/09h/10h . PPasseio Sonoro por Luís Antero **
13h . Discos & Petiscos
14h30 . Jogos do Hélder
14h30 . Em Mudança . Instalação
14h30 . Tons de azul e branco . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Psss Psss . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Preencher a aldeia . Atividade infanto-juvenil
16h . Claiana . Concerto
17h . Rastafogo . Concerto
18h . Collignon . Concerto
19h30 . Yeli Yeli . Concerto
22h30 . El Khat . Concerto
23h30 . Arapucagongon . Concerto
00h30 . Rizan Said . Concerto
01h30 . Discos
7 de julho
08h/09h/10h . Passeio Sonoro por Luís Antero **
13h . Discos & Petiscos – Piquenique
14h30 . Faz tilintar . Atividade infanto-juvenil
14h30 . À mesa com a Natureza . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Duas Águas . Atividade infanto-juvenil
17h30 . BCUC . Concerto