Mais De Metade Dos Portugueses Têm Dores Que Afectam O Sono
A Koala Rest, marca portuguesa de colchões online, revelou um estudo em antecipação do Dia Mundial do Sono. Segundo este estudo, com uma amostra de 457 portugueses, 85% dos inquiridos considera a qualidade do sono preponderante para a concentração e produtividade. Entre as principais condições prejudicais ao sono indicam as dores nas costas (29%) e dores no pescoço (27%).
De acordo com a pesquisa, 77% dos inquiridos obedecem às seis a oito horas de sono recomendáveis, sendo que 50% diz que precisa apenas de 15 minutos para adormecer. Porém, é de registar um número considerável (19%) que dorme menos de seis horas por noite. Quanto ao horário, o mais consensual é entre as 22h e meia-noite (64%), apesar de 29% dos entrevistados deitar-se mais tarde, entre a meia-noite e duas da manhã. E deitar não precisa de ser numa cama. Adormecer no sofá é uma prática comum para 30% dos entrevistados.
Por fim, uma prática curiosa sobre a almofada: 16% dos entrevistados indicam que têm o hábito de levar a almofada quando dormem fora de casa. No entanto, e tendo em conta a importância da almofada nos hábitos de sono, é surpreendente que metade dos inquiridos troquem de almofada apenas de quatro em quatro anos.