Exposição De Fotografia Vai Mostrar O Começo Humilde Dos Rolling Stones
Uma série de fotografias a preto e branco da época da primeira tourneé de concerto dos Rolling Stones, em 1963, será exposta no leste de Londres a partir de hoje.
As imagens, tiradas um estúdio de gravação londrino e num performance em Cardiff, no País de Gales, ficaram guardadas sob a cama do fotógrafo Gus Coral durante mais de 50 anos até ele decidir resgatá-las.
As fotos captam o começo humilde de uma banda que se tornaria num nome conhecido em todo o mundo, e incluem uma fotografia dos músicos a juntar dinheiro para uma viagem de táxi e uma pequena plateia debaixo de chuva antes de a banda e outros grupos da tourneé subirem ao palco galês.
Coral, que tinha 26 anos quando tirou as fotos, lembra-se de ter pensado na época que a banda iria longe.
“Obviamente… eu não sabia que eles durariam todos estes anos e seriam tão especiais, mas sabia que eram especiais”, disse.
“Estávamos a sair da Segunda Guerra Mundial e havia certas pessoas que eram líderes na descoberta de um novo caminho, uma nova cultura. E eles eram um deles”.
Ao observar Mick Jagger e os colegas de banda Keith Richards, Bill Wyman, Charlie Watts e Brian Jones antes de gravarem “I Wanna Be Your Man” em Londres, Coral ficou impressionado com o seu profissionalismo.
“(As pessoas) querem aquela coisa “destruímos o hotel e tínhamos uma fila de miúdas de 16 anos à nossa espera’”, disse. “Não era nada assim. Eram homens sérios a fazer um trabalho sério para garantir um contrato de gravação”.
Coral e alguns amigos foram de carro a Cardiff para gravar o concerto e tiveram acesso total.
A exposição “Black & White Blues – Where it all Began” ficará no The Curtain até 2 de Dezembro.

