Afinal Qual É A Temperatura Ideal Para Tomar Banho?
Após um dia stressante no trabalho, não há nada melhor do que tomar um longo banho quente, afinal, a água a temperaturas mais elevadas promove o relaxamento corporal. Mas, apesar do banho quente ajudar a acalmar a mente e o corpo, a alta temperatura da água é prejudicial a saúde da pele.
E não é só a pele que sofre com os banhos quentes e prolongados. O cabelo e o couro cabeludo também acabam por ser prejudicados. Isso por que, segundo o especialista, da mesma forma que na pele, a água quente remove os óleos naturais do cabelo, tornando-o mais seco, e estimula a produção de oleosidade pelo couro cabeludo, conferindo aos fios um aspecto sujo e oleoso, além de favorecer o aparecimento da caspa.
A alternativa então é optar pela água fria, que, aliás, possui uma série de benefícios. “O banho frio ajuda a fechar as cutículas abertas dos fios, auxiliando assim a bloquear a perda de humidade e nutrientes, o que evita que estes se tornem quebradiços e secos. Já relativamente à pele, a água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos, fechando os poros e diminuindo a vermelhidão e o inchaço, e aumenta a circulação na região, conferindo ao rosto um aspecto mais luminoso e saudável”, destaca o investigador. Além disso, o banho frio possui um efeito revigorante, sendo assim obrigatório para quem precisa de energia no inicio do dia. Isso por que o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.