Enquanto os Grammys são voltados para uma população mais jovem, também há o desejo de comemorar uma história inovadora. Com os Aerosmith já tendo sido homenageados como Pessoas do Ano pela MusiCares, a banda veterana também ganhou destaque no palco dos Grammy Awards de 2020, tocando “Walk This Way” com os rappers Run-D.M.C.
Em 1986, a música conseguiu uma nova vida nos Aerosmith, quando se uniram aos rappers, sendo uma das primeiras colaborações do rap-rock. No processo, o vídeo para a colaboração tornou-se um sucesso na MTV, ajudou a legitimar o crescente género de rap para um público popular e trouxe os Aerosmith de volta de uma pausa antes da sua carreira reviver com o álbum “Permanent Vacation” no ano seguinte.
Após uma apresentação do rapper Common, os Aerosmith abriram a sua performance com “Living on the Edge”. A performance contou com a banda apoiada por um video wall e chamas pirotécnicas atrás do palco. No meio da música, Steven Tyler e Joe Perry fizeram o seu caminho através da multidão para um palco no meio da plateia, eventualmente sendo acompanhados no palco por Darryl “DMC” McDaniels e Joseph “Run” Simmons, que irromperam por uma parede construída no palco.
Enquanto o factor nostalgia parecia ressoar com a multidão, a performance parecia um pouco fraca para dois actos que nem sempre tocam juntos.
A performance também incluiu uma homenagem ao falecido Kobe Bryant, que tinha morrido no início do dia, quando uma camia foi exibida durante a performance. A lenda dos Lakers, é claro, jogou a maioria dos seus jogos no Staples Center, onde os Grammys estavam sendo realizados.
A performance dos Aerosmith mais uma vez teve a banda a tocar sem o baterista Joey Kramer, porque o músico perdeu uma decisão judicial na sua tentativa de voltar à banda após uma dispensa por lesão, contra a aprovação da banda. Kramer subiu ao pódio com os seus colegas de banda do Aerosmith ao aceitar a honra da MusiCares Person of the Year na sexta-feira, mas não tocou com o grupo no evento.