SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
15 Maio 2019

A Verdadeira Razão Porque Adoramos Café

||
0 Comentários
|

Quer gostem de beber café ou cerveja depende dos vossoss genes, porém esta preferência deve-se à forma como estas bebidas nos fazem sentir, e não do gosto.

O que significa que as nossas escolhas estão intrinsecamente ligadas ao modo como certas bebidas nos fazem sentir – e não ao gosto que têm.

A descoberta poderá levar os cientistas a criarem novos tipos de tratamento no combate à obesidade ou ao alcoolismo.

Clarifica também o facto de alguns de nós conseguirmos beber uma chávena de café antes de ir para a cama, e ainda assim dormir um sono profundo e descansado.

O primeiro teste ao genoma em larga escala que abrangeu o sabor de bebidas amargas e doces revelou que as preferências dos indivíduos se devem aos efeitos que estas exercem no cérebro e não no paladar.

A médica e investigadora Marilyn Cornelis e uma equipa de cientistas mapearam o ADN completo de 336 mil indivíduos cujos dados estavam armazenados no banco genético britânico UK Biobank.

Surpreendentemente os especialistas concluíram que gostar mais de café, álcool ou de bebidas doces não se baseava nas variantes de paladar – mas nas suas “propriedades psicoactivas”.

Propriedades essas que incluem químicos como a cafeína presente no café e nos refrigerantes por exemplo, e que actuam no sistema nervoso central.

Alterando a função cerebral – e assim resultando em mudanças temporárias na percepção, humor e comportamento.

Cornelis, professora assistente de medicina preventiva na Universidade de Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, disse em declarações à revista TIME: “As pessoas gostam da forma como o café ou o álcool as faz sentir. E é por isso que os bebem. E não pelo sabor”.

Talvez queira ler também...   Dormir A Sesta Vai Ajudá-los A Perder Peso

Compreender melhor este fenómeno oferece novas perspectivas na forma de intervir na alimentação dos indivíduos, apontou Cornelis.

A pesquisa publicada no periódico científico Human Molecular Genetics sublinha a importância do conceito de “comportamento-recompensa” que compõe a opção de uma bebida em detrimento de outra.

Deixa um comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com