10 tecnologias com os dias contados
Hoje no Bitaites falamos de algumas tecnologias que já estão com os dias contados.
10 – Telefones fixos
Graças aos telemóveis cerca de metade das residências já abandonaram o uso do telefone fixo. Este número só deve aumentar nos próximos anos e o telefone de casa pode-se tornar história.
9 – Fax
Até se podem questionar: “Mas o fax já não morreu?”. Na verdade, ele ainda é bem utilizado em algumas empresas e por advogados, que precisam sempre trocar documentos com assinaturas. Essas assinaturas, no entanto, estão a ser trocadas por alternativas como as assinaturas digitais.
8 – Internet com fio
É bem provável que na vossa casa ou no escritório usem um router para não ligar o vosso computador a cabos, mas a internet ainda chega a casa por meio de fios. Com a expansão da rede 4G a velocidades bem próximas da banda larga, no entanto, é bem possível que no futuro os cabos cedam espaço às redes móveis. Alternativas como o Project Loon e o Internet.org do Facebook prometem levar a internet sem fios para regiões do planeta que ainda não possuem acesso a ela.
7 – Despertadores
Graças ao smartphone, já pode reformar o vosso despertador. Não faz sentido ter mais um aparelho se o vosso telemóvel pode fazer a mesma função, muitas vezes até melhor, certo?
6 – GPS
Não é o uso do GPS que deve acabar em breve, mas sim os dispositivos dedicados a essa função. Mais uma vez, o culpado é o smartphone, que tem as funções de um GPS convencional, com a vantagem de se integrar a outros aplicações, como a agenda de compromissos.
5 – Máquinas fotográficas e câmeras de filmar
As câmeras nos smartphones estão cada vez melhores. Elas já são capazes de substituir boa parte das antigas máquinas fotográficas e câmeras de filmar, além de oferecer filtros, partilha das fotos e muito mais. Claro, as câmeras profissionais ainda têm uma qualidade muito superior e devem continuar no mercado por bastante tempo.
4 – Discos rígidos
O vosso computador vai continuar a precisar de um dispositivo para armazenar dados, mas os atuais HDs (Hard Drives) estão a ser substituidos por SSDs (Solid State Drives), que são muito mais rápidos e mais duráveis. Por enquanto, eles ainda são consideravelmente mais caros, mas o preço está a cair a cada ano e os HDs estão com os dias contados
3 – Desktops
As vendas de notebooks já superam a de computadores de mesa há alguns anos. Algumas das maiores empresas do ramo já até mesmo decidiram encerrar a produção de desktops, já que as vendas continuavam a cair a cada ano. A tendência não parece que vai parar e, em alguns anos, mesmo em empresas, o desktop deve-se tornar numa peça de museu.
2 – Números de telefone
Pense connosc: quantos números de telefone ainda sabem de cor? Provavelmente poucos. Também é possível que tenha usado cada vez menos os vossos planos de voz do telemovel, já que os serviços de VoIP como Skype, Messenger e WhatsApp têm ganho espaço.
1 – DVD
Alguns laptops já estão sendo vendidos sem nenhum leitor de discos ópticos. Nem mesmo Blu-ray. Serviços de streaming de música e vídeo como Spotify e Netflix e serviços de armazenamento na nuvem cada vez mais baratos podem fazer com que o DVD e do Blu-Ray tenham o mesmo destino da disquete.