YES anunciam lançamento de novo álbum «Aurora»
Os YES orgulham-se de anunciar que o seu 24.º álbum de estúdio, «Aurora», será lançado a 12 de junho de 2026, via InsideOutMusic/Sony Music.
Como explica Howe:
Fazer este disco foi uma alegria, uma oportunidade para tocar, explorar e dar tudo à música. Sempre foi uma questão de colaboração; alguém pode escrever uma canção, mas até que todos deem o seu contributo, não é realmente uma canção dos Yes. Não estamos a tentar ecoar o passado; estamos a levar o espírito dos Yes em frente e a transformá-lo em algo novo.
A banda lança também o primeiro single do álbum, e pode assistir aqui ao belo vídeo animado para a faixa-título, criado por Matt Hutchings (Greg Lake, Oasis, Iron Maiden):
«Aurora» estará disponível numa edição Limited Deluxe 180g Light Green 2LP+2CD+Blu-ray Artbook & Poster, bem como num Ltd Deluxe 2CD+Blu-ray Artbook, ambos apresentando a deslumbrante arte de Roger Dean e Freya Dean, além de um disco bónus de instrumentais e um Blu-ray com misturas em Dolby Atmos, 5.1 Surround Sound e estéreo de 24 bits (por Curtis Schwartz).
O álbum também está disponível em Gatefold 180g 2LP + LP-booklet, Special Edition CD Digipak e em formato digital.
Pré-venda disponível aqui
Alinhamento:
Aurora 07:27
Turnaround Situation 05:50
Love Lies Dreaming 06:24
Countermovement 13:48
Ariadne 06:18
All Hands on Deck 03:04
Outside the Box 04:20
Emotional Intelligence 03:30
Jambustin’ (Faixa Bónus) 04:24
Watching the River Roll (Faixa Bónus) 04:42
Quando os Yes começaram a esboçar ideias para o que viria a ser «Aurora», o processo foi livre e exploratório.
Não havia um conceito predefinido no início, apenas uma coleção de fragmentos musicais que gradualmente começaram a encontrar-se e a ganhar forma.
Entre estes esboços iniciais estava uma peça intitulada «Aurora», e rapidamente se tornou claro que o nome carregava uma certa gravidade.
Sugeria luz, emergência e uma sensação de vastidão, qualidades que ressoaram profundamente na banda.
Jon Davison recorda como “o título ressoou imediatamente com Steve Howe e despertou inspiração visual para o artista Roger Dean, definindo o tom conceptual que guiaria o projeto“.
O trabalho em «Aurora» começou quase assim que a digressão Classic Tales of Yes terminou em 2024.
A ideia de um novo álbum surgiu rapidamente e, com o incentivo da editora, a banda teve tempo para desenvolver o material de forma orgânica.
Em vez de se reunirem num único estúdio durante meses, adotaram um fluxo de trabalho moderno; as ideias nasciam em estúdios caseiros, eram moldadas de forma independente e depois tecidas através de uma colaboração constante.
Downes e Howe atuaram frequentemente como o eixo criativo central, com Howe, enquanto produtor, a servir como o ponto por onde todas as ideias eventualmente fluíam.
Ao longo de «Aurora», cada faixa carrega o seu próprio carácter.
Algumas ecoam a abordagem clássica dos Yes, outras exploram novos territórios, mas juntas formam um todo coeso que honra a herança da banda enquanto abraça o movimento em frente.
Com o seu 24.º álbum de estúdio, os Yes demonstram não apenas longevidade, mas uma curiosidade sustentada, um desejo de continuar a explorar, a refinar e a descobrir a sua capacidade de criar.