Voivod prepara documentário sobre 40 anos de história para o final de 2026
Depois de uma longa batalha para garantir os direitos das músicas, os pioneiros canadianos do metal confirmam que We Are Connected deverá finalmente chegar ao público no final deste ano.
Há histórias que demoram a chegar ao grande ecrã. No caso dos Voivod, foram precisos anos de negociações para que o documentário sobre a carreira da banda pudesse finalmente avançar para uma distribuição mais ampla.
Intitulado We Are Connected, o filme deverá ser lançado no final de 2026, depois de ter tido a sua estreia mundial em julho de 2024, no Festival Internacional de Cinema Fantasia, em Montreal, no Canadá.
O principal obstáculo esteve nos direitos de autor das inúmeras músicas utilizadas no documentário. Segundo o baterista Michel “Away” Langevin, o processo revelou-se particularmente complexo, obrigando a banda e a equipa do filme a negociar com diferentes editoras.
Agora, porém, o problema parece estar ultrapassado. “O maior desafio foi obter os direitos autorais das diversas peças musicais.”
Away descreveu todo o processo como uma verdadeira “empreitada kafkiana”, mas confirmou que todos os direitos necessários foram finalmente assegurados.
40 anos de uma banda única
Realizado por Felipe Belalcazar, We Are Connected percorre cerca de quatro décadas de história dos Voivod, desde as origens da banda no underground canadiano até à sua influência no metal contemporâneo. O documentário reúne também testemunhos de vários nomes de peso da música pesada, entre eles Tobias Forge (Ghost), Mikael Åkerfeldt (Opeth), Jason Newsted (Metallica), Zach Blair (Rise Against), Tom G. Warrior (Celtic Frost/Triptykon) e outros músicos ligados à história do metal.
A produção pretende assim mostrar não apenas a evolução musical dos Voivod, mas também o impacto que a sua abordagem experimental teve em diferentes gerações. A banda canadiana sempre recusou ficar limitada a uma única definição de género, cruzando thrash metal, punk, rock progressivo, música industrial e sonoridades experimentais.
Festival, Blu-ray e plataformas digitais
De acordo com Away, o lançamento deverá contemplar uma versão destinada ao circuito de festivais, além de edições em Blu-ray e plataformas digitais. A intenção passa por disponibilizar o filme de forma mais abrangente depois da estreia no Fantasia International Film Festival. O baterista aponta para um lançamento no período do Natal de 2026, embora a data definitiva ainda não tenha sido revelada.
Um jogo e um novo álbum a caminho
O documentário não é a única novidade no universo dos Voivod.
A banda lançou recentemente Symphonique, um álbum ao vivo que junta o seu repertório à Orquestra Sinfónica de Quebec, levando a música dos canadianos para uma dimensão orquestral. Ao mesmo tempo, os Voivod estão envolvidos num projecto particularmente inesperado: o videojogo Voivod: The Nuclear Warrior. O título deverá chegar no próximo inverno e terá uma primeira apresentação pública na Gamescom, em Colónia, no final de agosto.
E há ainda um novo álbum de estúdio em preparação.
Michel “Away” Langevin já revelou que o próximo disco deverá assumir uma abordagem particularmente experimental e terá uma sonoridade próxima de uma banda sonora cinematográfica. Trata-se de um álbum conceptual no qual o icónico mascote Korgull deverá regressar.
O lançamento está apontado para o final de 2027.
Assim, entre cinema, videojogos, música sinfónica e um novo álbum conceptual, os Voivod continuam a expandir o seu universo criativo — quatro décadas depois de terem começado a construir uma das identidades mais singulares do metal.