Uli Jon Roth Afirmou Que Heavy Metal De hoje É Uma Caricatura Do Que Já Foi
Embora os Scorpions tenham surfado na onda do heavy metal ao longo dos anos, o guitarrista Uli Jon Roth, que tocou na banda de 1973 a 1978, definiu o grupo alemão como hard rock clássico, porque surgiu num momento em que não havia mais nada a ser incorporado de significativo ao rock pesado.
Falando com Brave Words, ele explicou a essência do metal: “Não haveria heavy metal sem bandas como Cream e Led Zeppelin. Mas tudo isso é completamente diferente do que o metal é hoje em dia. Eles eram muito mais ousados, eram muito mais perigosos no verdadeiro sentido da palavra, porque todas essas coisas nunca haviam sido feitas antes… Lembro-me de como era ouvir Jimi Hendrix naquela época, a sonoridade era revolucionária”.
Para Uli, a partir dos anos 80 e 90 as bandas de metal tentaram criar algo novo, mas não funcionou: “Usaram mais agressividade, tocaram mais alto, mais rápido, o que quer que seja – pensando que isso o tornaria mais ‘perigoso’. Mas, para mim, não… Então, o metal realmente não trouxe tanta novidade. Senti que foi, de certa forma, um passo atrás”.
A forma de tocar agressiva e selvagem, mas ao mesmo tempo dinâmica das bandas do final dos anos 60, segundo o guitarrista, foi perdida. “Agora, essa dimensão da dinâmica no metal não existe… A velocidade é muitas vezes exagerada, e tudo é hiperdistorcido e hiperagressivo, até o detalhe de última hora. Então, é quase como uma caricatura do que já foi, e é isso que soa para mim. É por isso que eu não sou fã de metal, nunca fui”.