Sósias Extremamente Parecidas Podem Partilhar Laços Muito Mais Profundos
Parece que há mais num “doppelgänger”, um sósia ou duplo não-biologicamente relacionado de uma pessoa viva, do que parece. É o que revelam as análises de DNA de 16 pares de pessoas que não partilham qualquer grau parestesco. Além de apresentarem rostos muito parecidos também têm alturas, pesos, hábitos e comportamentos semelhantes.
Num estudo recente foram utilizados três algoritmos de reconhecimento facial diferentes com o objetivo de pontuar a semelhança de 32 pares de sósias. Metade foram classificados como “doppelgängers” por todos os três algoritmos. Os investigadores realizaram testes genéticos e encontraram 9 pares de “ultra” sósias.
Juntos, esses “superdoppelgängers” partilham 19.277 variações genéticas comuns em 3.730 genes, muitos dos quais estão relacionados a traços corporais e faciais.
Os questionários pessoais que os candidatos preencheram sugerem que estas pessoas partilham ainda mais do os seus genes.
Algumas características do estilo de vida, como tabagismo, peso e nível de escolaridade, também foram associadas a muitos pares.
Os cientistas afirmam que apesar da amostra ser pequena, os resultados são “impressionantes”.
No artigo os investigadores afirmam que “estas descobertas não fornecem apenas pistas sobre a configuração genética associada ao nosso aspecto facial e provavelmente outros traços de nosso corpo e personalidade, mas também destacam o quanto do que somos e o que nos define é realmente herdado ou adquirido durante a nossa vida”.