SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
05 Outubro 2021

Sector Das Cervejas Em Portugal Vale Cerca De 1,5% do PIB

||
0 Comentários
|

O setor cervejeiro tem um “impacto grande” no PIB, de cerca de 1,5%, e é “muito mais produtivo que a média nacional”, disse à Lusa João Duarte, um dos autores do estudo da NOVA SBE sobre o tema.

O estudo da Nova SBE “Impactos Macroeconómicos do setor Cervejeiro” em Portugal a pedido e em colaboração com a associação Cervejeiros de Portugal avalia os impactos macroeconómicos do setor e o contributo direto e indireto de toda a fileira.

João Bernardo Duarte, um dos autores do estudo, a par de Pedro Brinca, destacou, em declarações à Lusa, o “impacto grande” que o setor tem no PIB (produto interno bruto), cerca de 1,5%.

Na última década, 2019 representa “o marco histórico da indústria da cerveja em Portugal, pois foi o ano com o maior volume de produção desde 2014, atingindo os 710 milhões de litros, e o maior volume de consumo doméstico desde 2010, registando o pico de 550 milhões de litros de cerveja”, de acordo com o estudo.

O setor é responsável por “51.739 empregos diretos e indiretos – 1,69% dos empregos gerados e/ou mantidos em Portugal, quase o dobro de empregos nas indústrias às quais compra face aos que gera no próprio setor -, facto é que, no ano que precedeu a atual pandemia, o setor revelou-se altamente produtivo, atribuindo cerca de 2.602 milhões de euros em valor acrescentado para a economia portuguesa, 1,53% do PIB nacional”.

Em termos de rendimento de trabalho, a fileira da cerveja impactou a economia com 821 milhões de euros, representando 1,22% do rendimento total nacional.

“Constatámos que é um setor muito mais produtivo do que a média nacional”, ou seja, “é um bocado mais do dobro da produtividade da média nacional” e cerca de 50% mais que o setor das bebidas, salientou o responsável.

O que nos surpreendeu neste estudo da Nova é que produtividade por trabalhador dentro do setor cervejeiro, que é mais de duas vezes a produtividade de um outro trabalhador de um outro setor da economia nacional, faz com que se toda a economia nacional tivesse a mesma produtividade por trabalhador do setor cervejeiro nós teríamos um desenvolvimento económico idêntico ao dos Estados Unidos”, salientou, por sua vez, o secretário-geral da Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio.

O setor cervejeiro integra uma cadeia de valor que vai desde a produção de matérias-primas à venda do produto, impactando vários setores como os serviços de transporte terrestre e por condutas (18,9 milhões de euros), serviços administrativos e de apoio prestados às empresas (15,4 milhões de euros), serviços de publicidade e estudos de mercado (14,7 milhões de euros”, entre outros, refere o estudo.

Talvez queira ler também...   Pesquisa Diz Que Os AC/DC Fazem Os Cirurgiões Ser Mais Precisos E Rápidos
|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com