Porque É Que “Respirar Como Um Bebé” Faz Bem À Saúde
Conforme envelhecemos, a nossa respiração piora, é como se ‘desaprendecemos’ a respirar, explica Rebecca Dennis, especialista em respiração, em declarações à BBC News.
Este processo ocorre apesar da capacidade pulmonar do ser humano aumentar com o passar do tempo, mais precisamente até aos 35 anos, sendo que daí em diante começa a diminuir.
Segundo Dennis, muitos adultos respiram de forma superficial, ou seja fazem movimentos musculares inadequados, como por exemplo mover o pescoço e os ombros sempre que inspiram.
O facto é que, segundo vários estudos, respirar mal tem um impacto direto na saúde física e mental. Quando a respiração não é realizada corretamente é normal sentirmo-nos mais cansados, apáticos e desconcentrados, o que por sua vez pode aumentar a ansiedade e o stress.
Como tal, a terapeuta sugere um retorno às origens: e que tal se respirasse da mesma forma como quando era bebé?
Sempre que o bebé respira, respira profundamente. Cada inspiração “é feita a partir do abdómen”, conta Dennis.
E o segredo está no diafragma, “a nave-mãe de todos os músculos respiratórios”.
“Muitos de nós somos condicionados [desde muito cedo] a contrair a barriga”, explica.
Respirar profundamente e utilizando o diafragma, deixa que entre mais oxigénio no corpo, e adicionalmente envia mensagens ao cérebro mantendo-nos mais calmos, contribuindo assim para a redução do stress.
“Não temos consciência de como respiramos ao longo do dia, esquecemo-nos disso ou o fazêmo-lo superficialmente”, afirma a terapeuta.
A BBC refere que a prestigiada Mayo Clinic, nos Estados Unidos, destaca na sua página online a importância de aprender técnicas de respiração que ajudem a atenuar a ansiedade, depressão e outros problemas associados ao stress, e contribuam para regular funções fundamentais no organismo.
A Mayo Clinic aponta que vários estudos constataram que a respiração profunda equilibra o sistema nervoso autónomo, responsável por gerir as funções involuntárias do organismo, como controlar a temperatura corporal ou o funcionamento da bexiga.
Eis algumas dicas da clínica norte-americano para aprender a respirar corretamente:
- Adote uma postura confortável, feche os olhos e concentre-se somente na sua respiração;
- Inspire profundamente, deixe o abdómen encher-se de ar e expandir ligeiramente. Expire lentamente e pelo nariz;
- Coloque uma das mãos por baixo do umbigo, e a outra na parte superior do peito. Inspire e expire profundamente pelo nariz, lentamente. Deve sentir o ar frio quando entra no corpo, e quente ao sair;
- De modo a saber se está a respirar pelo diafragma, a mão no seu abdómen deve mover-se mais do que a que está no seu peito. Para isso, necessita de enviar lentamente o ar do nariz para a parte posterior da garganta e de lá até à barriga;
- A expiração também deve ser lenta, permitindo que o abdómen esvazie completamente;
- Repita este ciclo de respiração prestando atenção ao abdómen em cada um deles.