Pesadelos podem indicar sinais precoces de doenças graves
Um estudo publicado na revista eClinicalMedine revela que os pesadelos podem ser sinais precoces de doenças graves e potencialmente fatais. O aumento deste tipo de alucinações indica que poderá vir a ter doenças autoimunes, como é o caso do lúpus.
A investigação feita por cientistas da Universidade de Cambridge e do King’s College London envolveu 676 pessoas com lúpus e 400 médicos. Os participantes foram questionados sobre o momento em que começaram a aparecer vários sintomas neurológicos e de saúde mental, como alucinações e perda de equilíbrio.
Um dos sintomas mais comuns foram os pesadelos. Um terço dos pacientes relatou que o sintoma aparecia mais de um ano antes do início do lúpus.
“É importante que os médicos conversem com os seus pacientes sobre este tipo de sintomas e gastem tempo a anotar a progressão individual de cada um. Muitos acabam por não perceber que alguns sintomas podem fazer parte de doenças autoimunes”, conta a médica Melanie Sloan, da Universidade de Cambridge.
Revela ainda que se torna importante falar destes sintomas pouco comuns para conseguir detetar surtos da doença mais cedo.
Segundo a Associação de Doentes com Lúpus, trata-se de “uma doença inflamatória crónica, de natureza autoimune, que evolui por crises e que atinge as articulações, os tendões a pele e outros órgãos.” Atinge na maioria mulheres jovens entre os 20 e os 30 anos. É mais raro em crianças e pessoas mais idosas.