Não É Saudável Levar O Telemóvel Para A Casa De Banho
Levar o jornal ou uma revista para a casa de banho é uma prática que já quase ninguém segue. E se antes na falta de revistas alguns “passavam o tempo” a ler o rótulo do champô, hoje é no smarthpone que se lê as notícias ou se passa o tempo a fazer scroll em redes sociais – na casa de banho inclusive.
Foi este o mote que levou o jornal Metro do Reino Unido a esclarecer-se junto de alguns cientistas acerca dos riscos de contaminação que advêm do uso do telemóvel na casa de banho.
Salmonella, Clostridium difficile ou E. Colli são bactérias que o podem contaminar bem como transmitir a outros ao praticar tal hábito, um risco que aumenta caso a mão que usam para mexer no telemóvel é a mesma com que se limpa e puxa o autoclismo.
Por isso, se não usar o telemóvel naquele momento não é opção para vocês, ao menos garantam que a mão em que têm o aparelho não é a mesma com que se limpam. O risco reduz assim que lavam as mãos, mas o melhor é mesmo evitar tal prática já que, principalmente nas casas de banho públicas, a quantidade de bactérias é enorme – por cada vez que se puxa o autoclismo, as bactérias lá presentes podem ser expelidas num rádio de até seis metros. Se estiverem num cubículo individual, podem imaginar até onde chega tal contaminação, é por isso que fechar sempre a tampa da sanita antes de puxar o autoclismo é uma boa prática.