KATATONIA anunciam lançamento de «Nightmares as Extensions of the Waking State» em Junho
Os grandes suecos do peso melancólico, KATATONIA, regressam com «Nightmares as Extensions of the Waking State», com lançamento previsto para 6 de junho de 2025 via Napalm Records. Mais uma vez, a banda sediada em Estocolmo navega magistralmente na corda bamba entre a escuridão nocturna e o desespero escandinavo, enquanto tece subtilmente um sentimento de esperança no coração do ouvinte. «Nightmares as Extensions of the Waking State» marca o próximo passo na evolução de KATATONIA, construindo sobre a base do seu
O álbum anterior, «Sky Void of Stars» (2023) e também é uma introdução aos seus dois novos guitarristas. Os KATATONIA em 2025 são compostos pelo vocalista e membro fundador Jonas Renkse, pelo baixista Niklas Sandin, pelo baterista Daniel Moilanen e pelos guitarristas Nico Elgstrand e Sebastian Svalland.
Aqui fica o primeiro single «Lilac»:
Em «Nightmares as Extensions of the Waking State», a produção cristalina realça a interação entre silêncio e intensidade, enquanto o contraste de riffs pesados, harmonias de guitarra delicadas, sintetizadores etéreos e nuances atmosféricas criam uma tensão cativante. Canções como «Thrice» e «Warden» pulsam com uma energia dinâmica, uma peça quase cerimonial, «Wind of No Change», funde texturas electrónicas subtis com as paisagens sonoras enigmáticas dos KATATONIA, enquanto «Temporal» equilibra fragilidade e força – os seus versos intensos culminam num refrão elevado e emocionalmente carregado. A deslumbrante «Efter Solen» (Engl. After the Sun), com letras em sueco, evoca ecos da coleção de contos de Jonas Eika de 2018, com uma instrumentação minimalista mas marcante.
Em março a banda anunciou a saída do guitarrista fundador Anders Nyström num comunicado lançado pelo vocalista Jonas Renkse: “Anders Nyström e eu decidimos seguir caminhos separados. Não foi uma decisão tomada de ânimo leve, mas para que todos possam prosperar e seguir em frente com as suas próprias preferências criativas e agendas pessoais, esta tornou-se a opção realista.
O Anders e eu começámos a banda em 1991 e o seu impacto no som característico dos KATATONIA é inegável.”
O disco está em pré-venda aqui: napalmrecords.com/katatonia