Led Zeppelin Ilibados No Caso de Plágio De Stairway To Heaven
Actualização: O juri já deliberou e deu razão aos Led Zeppelin dizendo que Robert Plant e Jimmy Page não copiaram a música “Taurus” para criar o clássico “Stairway To Heaven”!
Terminou ontem a fase de apresentação de argumentos e provas no caso de plágio de “Stairway To Heaven” e o júri está hoje no segundo dia de deliberações sobre o veredicto. Os músicos Robert Plant e Jimmy Page estavam presentes durante todos os dias de julgamento, e ambos deram depoimentos como testemunhas.
O advogado da Randy Craig Wolfe Trust, que representa o compositor falecido de “Taurus”, a faix que foi supostamente plagiada argumentou noseu depoimento final que o crédito precisa ser dado a quem merece: “Nós respeitamos e valorizamos as criações. Mas “criar” não significa copiar. “Criar” significa fazer algo que é único e memorável”.
A defesa argumentou repetidamente que não foram apresentadas provas de que Plant e Page tinham ouvido a música antes de compôr Stairway To Heaven. Além disso, a defesa também apresentou especialistas que dizem que a sequência de acordes que existem nas duas músicas é algo comum, que podem ser ouvidas em composições desde o século XVII.
A Randy Craig Wolfe Trust pede recompensa financeira e um terço dos créditos na composição de Stairway To Heaven.