SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
23 Julho 2018

Esta É Uma Das Piores Consequências Do Uso Exagerado Das Redes Sociais

||
0 Comentários
|

Défice de atenção com hiperactividade, ou ADHD, sigla em inglês, foi a consequência que um grupo de investigadores californianos apontou ao uso de redes sociais e que descreve como (e explica o porquê se o ser) bastante grave.

 Ao ser apontado como mais um sintoma proveniente desta forma de uso da internet, os investigadores esperam que o défice de atenção com hiperactividade ganhe reconhecimento, algo que não foi feito nos últimos anos com este problema que era maioritariamente associado a uma faixa etária bem mais nova e que agora se sabe afectar adolescentes e jovens adultos.

É por isso que a amostra de estudo ganhou, em poucos meses uma nova perspectiva acerca do seu próprio estado de saúde psicológica.

A análise, feita a mais de 2500 jovens entre os 15 e os 16 anos de idade, abordou um ângulo diferente de estudos previamente feitos, que se basearam nos comportamentos associados à televisão e videojogos. Pelo contrário, o recente estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia do Sul é visto como um dos primeiros que olha para os tempos mais modernos e actuais da era digital.

É então com base na referida investigação que se conclui que jovens que apresentam indícios de défice de atenção e hiperactividade são os mesmos que verificam as redes sociais várias vezes ao dia, sendo esta a forma mais comum de atividade nos media. Menos comum, são a escrita de textos, partilha de vídeos em streaming ou pesquisa de músicas online.

Apesar dos dados recolhidos, os autores do estudo esclarecem não ser possível, através dos mesmos, apontar com toda as certezas a relação entre os sintomas do problema e o uso de redes sociais, uma vez que a recolha de informação foi feita através de auto-relatório, partilhado por cada um dos jovens pertencentes à amostra. Contudo, é certo que, nos momentos de distracção, as redes sociais têm um relevante papel, sendo em muitos dos casos o motivo da distracção em si.

 As consequências desta situação passam por falta de foco, que se traduz numa grande dificuldade em completar uma tarefa sem se distrair com os mais mínimos factores, factores estes que são estimulados pelas cores, sons, luzes e outras formas de chamada de atenção com que contam as redes sociais que ‘prendem’ a atenção, principalmente de um público ainda em desenvolvimento como é o caso dos adolescentes.
Talvez queira ler também...   Como Os Seres Humanos, Os Cães Também Passam Pela Angústia Da Puberdade
|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com