Enfrentar Fobias É Melhor Do Que Reprimi-las
Perante a lembrança de um momento aterrador, o que é melhor: evitar a memória ou confrontá-la? Os investigadores indicam agora que enfrentar acontecimentos traumáticos pode ser benéfico.
É sabido que os casos mais extremos, como de stress pós-traumático, podem prejudicar radicalmente a vida dos afligidos – impedindo por exemplo a socialização, desenvolvimento de relacionamentos amorosos ou dificultando a manutenção de um emprego regular, o que por sua vez pode aumentar ainda mais o padrão e o nível de problemas psicológicos.
Através da análise do funcionamento dos neurónios e do comportamento de roedores, os académicos descobriram que o chamado ‘medo remoto’ – isto é, activado mesmo longe da situação de perigo, como ter estado numa guerra ou sofrido um acidente – é tanto mais atenuado quanto mais os neurónios ligados aquele sentimento negativo forem reactivados.
Por outras palavras, quanto mais alguém se habitua a recordar de uma situação que causa medo, menor será a sensação de medo com o passar do tempo. Como tal, e de acordo com os investigadores, a opressão de um trauma não é útil para aqueles que o querem ultrapassar.