SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
24 Novembro 2021

E Se Pudessem Saber Qual É A Idade Dos Vossos Pulmões?

||
0 Comentários
|

A Boehringer Ingelheim desenvolveu uma plataforma, designada “Lung Life”, que visa melhorar a informação e acelerar o diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).  https://75b93d594bf7050a6478cbfd3e46a561.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Sabemos que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica está muito subdiagnosticada”, começa por alertar Paula Pinto, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em comunicado. Isto porque, explica a especialista, há ainda falta de informação sobre o tema e também porque “muitos doentes não relatam os seus sintomas ou demoram a discuti-los com o médico”.

Paula Pinto defende que “o doente chega tarde ao diagnóstico porque se sente culpado e desvaloriza os sintomas”. No fundo, resume, o diagnóstico passa por fazer uma espirometria, um exame indolor que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira. 

Sublinha também que a plataforma Lung Life não é só “para o doente com DPOC, mas também para o fumador ou ex-fumador, que ainda não sabe que tem DPOC”, pois o tabaco é a causa de “85% dos casos.

Dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) confirmam que a prevalência estimada da DPOC é, em Portugal, de 14,2% acima dos 40 anos (cerca de 800 mil pessoas), com aproximadamente 95% dos doentes com DPOC ligeira e 80% dos doentes com DPOC moderada permanecerem por diagnosticar.

Com duas ferramentas – a Lung Age e a Lung Check – a plataforma permite descobrir qual é a idade provável dos pulmões de uma pessoa, tendo em conta o sexo, a idade, altura e também o número de cigarros que fuma por dia ou fumou, assim como os anos de tabagismo. 

A DPOC apresenta sintomas como cansaço, falta de ar, tosse com expetoração. “Se a pessoa fuma e sistematicamente tem estes sintomas, deve procurar o seu médico, dizer-lhe que fuma e pedir orientação. É absolutamente fundamental que uma pessoa que fume pare imediatamente de fumar”, avisa Isabel Saraiva, presidente da Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (Respira).

Talvez queira ler também...   Trabalhar Activa As Mesmas Zonas Do Cérebro Que A Dor Física

A plataforma conta com o apoio do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (GRESP), do NEDResp, da Respira e da SPP.

|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com