SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
08 Dezembro 2024

Drogas e fluidos corporais são encontrados em caneca egípcia de 2.000 anos

||
0 Comentários
|

Investigadores descobriram resíduos de drogas psicadélicas, fluidos corporais e álcool dentro de uma caneca de 2.000 anos, sugerindo que os antigos egípcios consumiam bebidas alucinógenas durante rituais.

É a primeira vez que cientistas conseguiram identificar assinaturas químicas das misturas líquidas bebidas em canecas decoradas com a cabeça de Bes, uma antiga divindade egípcia da fertilidade, proteção, cura medicinal e purificação mágica.

Os vasos com a forma da Bes foram produzidos durante um longo período no Egpito, mas apenas um número limitado sobreviveu — e todos eles foram encontrados em diferentes contextos arqueológicos, aumentando seu mistério.

As novas descobertas, publicadas em 13 de novembro na revista Scientific Reports, resultaram de um estudo do resíduo dentro de uma caneca Bes sobrevivente que está atualmente em exibição no Museu de Arte de Tampa.

“Por muito tempo, os egiptólogos têm especulado para que as canecas com a cabeça de Bes poderiam ter sido usadas, e para que tipo de bebida, como água sagrada, leite, vinho ou cerveja”, disse o coautor do estudo Branko van Oppen, curador de arte grega e romana do Museu de Arte de Tampa, em um comunicado. “Os especialistas não sabiam se essas canecas eram usadas na vida cotidiana, para fins religiosos ou em rituais mágicos.”

A pesquisa, incluindo análises químicas e de DNA, também revelou a primeira evidência física de plantas com propriedades psicotrópicas e medicinais dentro de uma caneca egípcia, o que valida tanto registros escritos quanto mitos relacionados aos rituais do antigo Egito, disse o autor principal do estudo, Davide Tanasi, professor e diretor do Instituto de Exploração Digital da Universidade do Sul da Flórida.

“A religião é um dos aspectos mais fascinantes e intrigantes das civilizações antigas”, disse Tanasi em um comunicado. “Com este estudo, encontramos provas científicas de que os mitos egípcios têm algum tipo de verdade e isso nos ajuda a esclarecer os rituais pouco compreendidos que provavelmente eram realizados nas Câmaras de Bes em Saqqara, perto das Grandes Pirâmides de Gizé.

Talvez queira ler também...   Pesquisa Polémica Garante Que Rezar Pode "Curar" Alcoolismo

Identificando substâncias milenares

Os pesquisadores detectaram quatro categorias de substâncias: uma base alcoólica, agentes aromatizantes, fluidos corporais humanos e ingredientes medicinais e psicotrópicos. A detecção de leveduras de fermentação sugere que a mistura tinha uma base de cerveja ou vinho, que era realçada com sabores de mel e possivelmente geleia real, sementes de gergelim, pinhões, alcaçuz e uvas.

Os fluidos corporais eram possivelmente uma mistura de sangue, leite materno e muco, que pode ter sido vaginal, nasal ou saliva, disseram os pesquisadores, e eles acreditam que estes foram adicionados deliberadamente com base em suas concentrações.

|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com