Descoberta na Escócia nova espécie de pterossauro
Um grupo de investigadores britânico encontrou vestígios de uma nova espécie de dinossauro numa ilha da Escócia. A espécie Ceoptera evansae é um pterossauro e vem trazer novas informações sobre a distribuição temporal e geográfica destes répteis voadores.
Os fósseis foram identificados em 2006, quando o professor Paul Barrett, investigador no Museu Britânico de História Natural, realizava uma viagem a Elgol, no costa sudoeste da ilha escocesa de Skye. Desde então, uma equipa de investigadores tem analisado ao pormenor os ossos – alguns ainda embutidos nas rochas – para perceber de que espécie se trata.
Apesar de não terem conseguido completar o esqueleto deste dinossauro, os investigadores identificaram dados importantes sobre a história evolutiva dos pterossauros – répteis voadores que existiram durante grande parte do período Mesozoico.
No artigo científico, publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, é sugerido que esta espécie, apelida de Ceoptera evansae, faz parte do grupo Darwinoptera. Os investigadores avançam também que a distribuição temporal deste grupo terá sido maior do que se pensava, tendo existido por mais 25 milhões de anos.
Os Ceoptera evansae terão vivido há 168 e 166 milhões de anos, durante o período do Jurássico Médio. Para Paul Barrett, esta descoberta foi uma “completa surpresa”.
“Ceoptera [evasae] ajuda a limitar no tempo vários eventos importantes na evolução dos répteis voadores. A sua aparição no Jurássico Médio no Reino Unido foi uma completa surpresa, uma vez que maioria dos seus parentes próximos são da China”, explica o paleontologista, citado pela Sky News – parceira da SIC Notícias.
Estas descobertas mostram que “o grupo avançado de répteis voadores”, ao qual pertence o Ceoptera evansae, “apareceu mais cedo” do que os investigadores pensavam, tendo ganhado uma “distribuição quase mundial” rapidamente.
O nome dado a esta espécie resulta de uma conjunção da palavra gaélica escocesa “cheo”, que significa místico ou nevoeiro, com a palavra latina “ptera”, cujo significado é asa. Evansae é uma homenagem à paleontologista britânica Susan E Evans, que, durante anos, realizou estudos na ilha Skye.