SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
02 Fevereiro 2026

Criador da WWW diz que é possível corrigir o que está mal na Internet

||
0 Comentários
|

Oinventor da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee, deu uma entrevista ao The Guardian onde teceu considerações sobre o estado atual da Internet e também sobre qual deve ser a melhor forma de abordar o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Curiosamente, Berners-Lee propõe soluções diferentes para ambos os casos.

Sobre o estado atual da Internet, Berners-Lee acredita que a solução está numa descentralização, apontando para o facto de algumas plataformas como o Facebook, Instagram, YouTube e X se terem tornado núcleos de “manipulação” – apontando para a desinformação, polarização política e também problemas de adição.

“Nós conseguimos salvar a Internet”, afirmou Berners-Lee, apontando que a culpa do estado atual da Internet é dos EUA. “Os americanos estavam muito interessados em comercializar a Internet, ultrapassando a fronteira entre o âmbito académico e o comercial”.

Apesar de considerar a descentralização a abordagem mais correta no objetivo de corrigir o que está mal na Internet, Berners-Lee mostrou-se interessado em ver o que acontece na Austrália na sequência da proibição de redes sociais para menores de 16 anos.

“Estou interessado em ver o que acontece na Austrália, porque há pessoas no Reino Unido que estão a propor algo semelhante e outros podem seguir-se. A primeira questão é se os jovens devem usar essas redes sociais específicas. Penso que tens de reconhecer que coisas como serviços de mensagens são úteis”, declarou o cientista computacional.

Talvez queira ler também...   Prevista queda de 40% do tráfego dos motores de busca em três anos
|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com