Converge anunciam segundo álbum de 2026: “Hum of Hurt”
Os ícones do hardcore progressivo Converge revelaram o seu segundo álbum completo de 2026, Hum of Hurt, com lançamento marcado para 5 de junho pelas editoras Deathwish e Epitaph. A banda lançou também o videoclipe do tema-título, já disponível para visualização.
O conceito do álbum nasce de um fenómeno real e misterioso conhecido como The Hum: um zumbido baixo e persistente, registado em várias partes do mundo, incluindo Massachusetts, Nova Zelândia e Canadá. O vocalista e letrista Jacob Bannon transformou esta experiência numa metáfora do sofrimento humano: “E se o ‘Hum’ for a culminação de toda a dor no mundo, criando um sinal audível através do universo?”, questiona Bannon, explorando as emoções humanas num registo cru e intenso.
Hum of Hurt sucede a Love Is Not Enough, o primeiro lançamento de Converge em 2026. Apesar de partilharem o mesmo universo emocional, o novo álbum tem uma identidade própria: “Não é uma sequela”, explica Bannon. “O espírito inicial era criar um álbum de noise rock, mas acabou por evoluir para algo mais dinâmico, um disco de emotional hardcore. Cada álbum tem o seu carácter único.”
O tema-título é descrito como um dos mais propulsivos e emocionais da carreira da banda. Bannon reflete sobre a vida dedicada à música: “Dediquei 35 anos da minha vida a criar arte e música. Estas letras são um olhar no espelho, reconhecendo que ainda não sou o homem que quero ser. Preciso de mudança e ainda tenho trabalho a fazer.”
O álbum foi gravado e misturado por Kurt Ballou nos God City Studios em Salem, Massachusetts, com assistência de engenharia de Zach Weeks. A arte do disco foi criada em colaboração com o conceituado artista britânico Thomas Hooper. Bannon explica a concepção visual: “Para a capa, imaginei um sinal de EKG a fundir-se com uma espécie de sismografia volátil. Representa as condições que teoricamente criariam o ‘Hum’. No interior, figuras representam os cinco elementos do planeta em meio ao caos, entrelaçados no Hum of Hurt.”