Cientistas Desenvolvem Vírus “Inteligente” Que Mata Células Cancerígenas
Os fibroblastos, o tipo de célula mais comum presente nos tecidos conectivos, têm um papel vital no processo de cura do corpo, mas podem ser invadidos e ‘manipulados’ por variantes de fibroblastos cancerígenos.
O novo tratamento, que consiste numa forma de imunoterapia desenvolvida por uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, ataca os carcinomas, sendo este o tipo mais comum de cancro.
A professora catedrática, investigadora e líder do estudo Kerry Fisher, chefe do Departamento de Oncologia naquela universidade, disse: “Mesmo quando a maioria das células num carcinoma são aniquiladas, os fibroblastos podem proteger as células de cancro residuais e ajudá-las a recuperar e a florescer”.
“Até ao momento, não existia uma terapia capaz de matar de uma só vez tanto as células tumorais e os fibroblastos que as protegiam, sem ao mesmo tempo prejudicar o resto do corpo”.
“Esta nova técnica que simultaneamente ataca os fibroblastos enquanto mata as células cancerígenas pode ser um passo chave na redução do processo de supressão do sistema imunitário”, explicou Fisher.