Ciência Revela Qual É A Música Mais Triste Dos Radiohead
Utilizar ciência e cálculos matemáticos para quantificar características subjectivas não é algo muito aconselhável, mas às vezes os resultados são interessantes.
E esse é o caso de Charlie Thompson, um analista de dados, que resolveu criar um “Índice de melancolia” para quantificar o nível de “tristeza” que existe nas músicas do catálogo dos Radiohead para determinar qual a canção mais triste da história da bnda.
O resultado talvez não surpreenda muitos: “True Love Waits” alcançou nota máxima (1) na escala. Tendo sido gravada pela primeira vez para um EP em 2001 com uma modesta versão acústica, a faixa foi regravada numa versão completamente diferente pelo grupo para o disco “A Moon Shaped Pool”, lançado no ano passado.
Não é para menos. A canção foi escrita no começo da carreira do Radiohead, época em que Thom Yorke começou o seu longo relacionamento com Rachel Owen, com quem esteve casado até 2015.
Muitos fãs especulam que a faixa tenha agora um significado completamente diferente para o cantor após sua separação, explicando o facto da nova versão ser muito mais “sombria” que a original. Infelizmente, Owen faleceu em Dezembro do ano passado, vitíma de cancro.