SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
10 Setembro 2019

Ciência Investigou Porque Beber Café Dá Vontade De Ir À Casa De Banho

||
0 Comentários
|

Para muitos de nós, aquele tão desejado café matinal não desperta apenas o cérebro, servindo também para “acordar” um intestino “preguiçoso”.

Não é novidade que beber café costuma ser remédio santo para quem tem sofre de prisão de ventre. Mas a ciência nunca conseguiu explicar muito bem o porquê desse efeito laxante.

Agora, uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, resolveu investigar a questão mais a fundo.

Para efeitos daquela pesquisa os cientistas realizaram uma experiência em roedores, que tomaram café durante três dias seguidos. Os animais ingeriram tanto a versão normal da bebida quanto a descafeinada. Usando sondas e testes físicos, os investigadores examinaram a reacção dos músculos intestinais dos roedores e também aplicaram café dos em tecidos musculares retirados do seu sistema digestivo.

Em ambas as abordagens, deu-se uma contracção da musculatura dos intestinos grosso e delgado após a ingestão de uma chávena de café. Essa movimentação faz com que os conteúdos se movam mais depressa dentro das tripas — e cheguem mais rápido à porta de saída. “O café tem esse efeito estimulante na mobilidade do intestino, e o mesmo vale para o tipo descafeinado”, explica Xuan-Zheng Shi, principal autor da pesquisa, ao site Gizmodo.

Shi e a sua equipa mostraram não só que o café estimula a musculatura de outras partes do intestino, mas também que a bebida interfere no número de bactérias que vivem na nossa barriga – a famosa microbiota intestinal. Tendo constatado que o cocó dos ratos foi expelido com uma quantidade de micróbios menor que o normal.

“É um facto bastante interessante, porque significa que o café pode ser um agente antibacteriano, inclusive o descafeinado”, disse Shi. Mas, segundo ele, é necessário realizar mais pesquisas – com humanos – para entender de onde vem

Talvez queira ler também...   Têm Mau Humor? Então Experimentem Comer Estes Alimentos

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com