Bad Tomato lançam o novo EP BITE pela editora sueca Indieshake
Depois do sucesso do seu EP de estreia BARK, os Bad Tomato regressam com BITE, um novo capítulo que aprofunda e expande a sonoridade da banda, numa continuação mais introspectiva do universo que têm vindo a criar. O EP é lançado no dia 10 de Outubro pela editora sueca Indieshake, e marca uma fase mais intensa e experimental do trio.
Se BARK apresentava a energia crua e dançável da banda, BITE revela a sua versão mais reflexiva e complexa. “Estes temas foram tocados ao vivo antes de serem gravados, ao contrário do BARK, e isso deu-lhes uma urgência e tensão que não tinham originalmente”, diz Manuel Casanova, vocalista da banda. Produzido pela própria banda entre os estúdios Black Sheep e Pontiac (com a colaboração de Guilherme Correia em alguns temas) e misturado por Miguel Vilhena, o novo trabalho mostra uma maturidade artística que consolida os Bad Tomato como um dos projetos mais promissores da nova vaga alternativa portuguesa.
Depois de “Get Up (Now)”, single lançado no final de agosto e que dá continuidade ao estilo upbeat do primeiro EP, o novo tema “Rain” acompanha o lançamento do disco e é o primeiro mergulho nas águas mais profundas e melancólicas deste lançamento. Em “Rain”, Bad Tomato exploram o confronto entre quem somos e quem pensávamos ser — uma reflexão sobre crescer, mudar e perceber o que realmente importa.
Para celebrar o lançamento, os Bad Tomato têm já anunciados dois concertos: um showcase na FNAC Chiado, em Lisboa, no dia 10 de outubro às 18h30, com entrada livre, e a sua estreia no Porto, com uma atuação no Maus Hábitos, a 17 de outubro. Novas datas serão anunciadas brevemente.
Com BITE, os Bad Tomato continuam a construir o seu caminho com autenticidade e energia, explorando novos sons sem perder a urgência e irreverência que os definem. Já com os olhos postos no futuro, a banda prepara-se para gravar o seu primeiro LP em 2026, prometendo levar a sua energia contagiante a novas fronteiras.