Andam Sempre Cansados? Estes Podem Ser Os Motivos
A falta de sono não é a única razão porque andam sempre exaustos. A Time fez uma lista de pequenas coisas que fazem (ou não) durante o dia que afectam os vossos níveis de energia. Se andam sempre cansados e nunca percebem bem porquê, a resposta pode estar aqui:
1 – Não fazem exercício
Não fazer exercício para poupar energia tem o efeito inverso. Um estudo da Universidade de Geórgia sobre sedentarismo chegou à conclusão que os adultos saudáveis que começaram a fazer exercício três vezes por semana durante 20 minutos disseram sentir-se menos fatigados e com mais energia passadas 6 semanas. O exercício regular estimula a força e a resistência, ajuda o sistema cardiovascular a funcionar mais eficazmente e a entregar oxigénio e nutrientes aos nossos tecidos.
2 – Não bebem água suficiente
Estar apenas ligeiramente desidratado, tão pouco como 2% de perda de fluídos normal, danifica muito os níveis de energia, diz Amy Goodson, especialista em dietética na Texas Health Ben Hogan Sports Medicine. A desidratação causa redução de volume sanguíneo, explica Goodson, o que torna o sangue mais grosso. Isto faz com que o coração bata menos eficazmente, reduzindo a velocidade a que o oxigénio e os nutrientes chegam aos músculos e órgãos.
3 – Têm falta de ferro
Um défice de ferro pode levar a sentimentos de lentidão, irritabilidade, fraqueza e desconcentração. “Faz com que fiquem cansados porque há menos oxigénio a viajar para os músculos e células,” diz Goodson. Para aumentar os vossos níveis de ferro coma carnem, feijões, ovos, tofu, nozes, manteiga de amendoim e comidas ricas em vitamina C.
4 – São perfecionistas
Aspirar a ser perfeito é impossível e, por essa mesma razão, completamente esgotante. Os perfecionistas trabalham muito mais que o necessário e sentem que nunca é suficiente, diz Irene S. Levine, professora de psiquiatria na Universidade de Medicina de Nova Iorque.
5 – Estão sempre ansiosos
Se estão sempre a imaginar o pior cenário possível, a ansiedade vai deixá-los mentalmente exaustos, diz Levine. Quando se encontrarem a ter este tipo de pensamentos, respire fundo e pensem quais as probabilidades do pior cenário possível realmente acontecer.
6 – Não tomam o pequeno-almoço
Quando vão dormir, o corpo continua a consumir o que jantaram no dia anterior para manter o vosso sangue a bombear e o oxigénio a fluir. Por isso, quando acordam, precisam reabastecer a energia perdida. “Tomar o pequeno-almoço é como começar um incendio no vosso corpo para reactivar o metabolismo,” disse Goodson. Incluam no seu pequeno-almoço aveia, manteiga de amendoim, ovos ou um batido de fruta, por exemplo.
7 – Comem comida “de plástico”
A fast food aumenta exponencialmente os níveis glicémicos, mas rapidamente descrescem, causando fadiga. O ideal é manter os níveis de açúcar constantes. Para isso, coma galinham (cozida e não frita) e arroz ou salmão e batata doce, por exemplo.
8 – Têm problemas em dizer “não”
Estar sempre a tentar agradar a todos, vai acabar por sobrar para o vosso lado. Vai sugar-lhes energia e felicidade e pode mesmo deixá-los ressentidos e chateados quase sempre. Aprendam que não têm que dizer que sim a tudo. Susan Alberts, psicóloga clinica na Cleveland Clinic sugere que treinem dizer “não” em voz alta – “Tentem sozinhos no carro,” diz. “Ouvirem-se a dizer a palavra torna-se mais fácil dizê-la quando surgir a próxima oportunidade.”
9 – Têm o local de trabalho desorganizado
Uma secretária desarrumada restringe a vossa capacidade de concentração e limita o vosso cérebro de processar informação, de acordo com um estudo de Universidade de Princeton.
10 – Trabalham nas férias
Estar constantemente a consultar o vosso e-mail quando deviam estar a relaxar, não vos deixam descansar como deve ser. “Quando realmente fazem pausas, estarão mais criativos, productivos e eficientes quando voltarem ao trabalho,” diz Lombardo.
11 – Bebem álcool antes de ir dormir
Pode parecer um boa forma de relaxar antes de dormir, mas tenham cuidado, pode ter o efeito contrário. O álcool inicialmente enfraquece o sistema nervoso, produzindo um efeito sedativo, diz Allen Towfigh, director médico do New York Neurology & Sleep Medicine. “Mas no fim, sabota a continuidade do sono.” Aumentando a probabilidade de acordarem a meio da noite. Towfigh recomenda que não bebam álcool 3/4 horas antes de ir dormir.
12 – Vêem os e-mails antes de ir dormir
A luz ofuscante dos ecrãs dos aparelhos tecnológicos pode alterar o vosso ritmo circadiano natural. Embora o impacto varie de pessoa para pessoa, Towfigh sugere que evitem os ecrãs duas horas antes de irem dormir.
13 – São dependentes da cafeína
Começar o vosso dia com uma chávena de café não tem problema nenhum, aliás, até existem estudos que provam que beber até três cafés por dia faz bem, mas devem ter atenção às horas que bebem café. Um estudo publicado pelo Journal of Clinical Sleep Medicine revelou que consumir cafeína, mesmo 6 horas antes de dormir afecta o sono. Cortem no café depois das 3 da tarde.
14 – Deitam-se tarde ao fim-de-semana
Ficarem acordados até tarde ao sábado e dormir a manhã inteira no domingo fará com que seja difícil adormecer nessa noite e segunda-feira estarão cheios de sonos, diz Towfigh. Para não estragar a vossa vida social, mas também não estarem completamentes exaustos à segunda-feira, tentem acordar à hora do costume ao domingo e depois façam uma sesta à tarde – “Fazer uma sesta durante 20 minutos permite ao corpo recarregar energias sem entrar nas fases mais profundas do sono, o que pode fazer com que acordem ainda mais cansados,” aconselha.