SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
11 Janeiro 2020

Álbum Ao Vivo De Gary Moore Gravado Em 2009 Vai Ser Lançado Este Mês

||
0 Comentários
|

A carreira de Gary Moore tem uma linha do tempo irregular, cheia de reviravoltas, curvas e tangentes selvagens. E, no entanto, apesar de tudo, o irlandês nunca perdeu a fé no poder da música ao vivo. A 2 de Dezembro de 2009 – apenas catorze meses antes da sua trágica morte aos 58 anos – o lendário guitarrista deu um concerto especial na Islington Academy de Londres. Agora, 10 anos depois, a Provogue, uma divisão da Mascot Label Group, lançará esta gravação nunca antes lançada, “Live From London”, a 31 de janeiro de 2020.

Quando atingiu a adolescência, Moore atirou-se de cabeça para os sabores do blues que dominam a lista de faixas do “Live From London”, principalmente usando gigantes dos EUA como Paul Butterfield e o álbum seminal de 1966 “Beano” do padrinho do blues britânico John Mayall. No seu período formativo, no duro Club Rado de Belfast, uma lição inicial do impacto emocional do blues ao vivo chegou com Peter Green.

Os primeiros passos semi-profissionais de Moore foram com os Beat Boys e os Skid Row de Dublin, que ofereceram uma rota de fuga de Belfast, além da camaradagem do caótico vocalista da banda, Phil Lynott. Lynott foi despedido pouco depois, mas lembrou-se do seu antigo companheiro quando formou a sua nova banda, os Thin Lizzy e precisou de um músico à úlitima da hora. Foi num concerto em que Moore desempenhou o papel de herói da guitarra no seu expoente máximo. Mas, apesar da adulação, Moore temia que os Thin Lizzy estivessem a alimentar a sua veia autodestrutiva e partiu para explorar os lugares mais reconditos com a virtuosa banda de jazz-fusão de Jon Hiseman, os Colosseum II.

No entanto, sempre que ele pegava numa numa guitarra no camarim, ele lembrava-se dos riffs intemporais do Delta do Mississippi e Moore trilhou o seu caminho. Assim começou o álbum “Still Got The Blues”, de 1990, no qual o renascimento do irlandês como um autêntico músico de blues ganhou credibilidade adicional por colaborações com múicos como Albert King, Albert Collins e Harrison.

Talvez queira ler também...   The Rolling Stones Retiraram “Brown Sugar” Do Seu Setlist Por Receio De Controvérsias Sobre Escravidão

O material de “Still Got The Blues” tornou-se a pedra angular dos concerto de Moore – e nunca sairam da sua set list. Um salto rápido para Dezembro de 2009, e como um mar de fãs que entrou na Islington Academy para o concerto que se tornaria “Live From London”. O ritmo foi definido por “Oh Pretty Woman”, de Albert King, através do estridente “Walking By Myself” e a melodia chorosa da faixa que dava o título ao disco. E, é claro, havia espaço para “Parisienne Walkways”, que soa mais fresco neste novo lançamento. “Eu não me conseguia safar se não tocasse isto”, observou o guitarrista sobre a favorita dos fãs. “É uma versão bastante longa, porque eu gosto inventar coisas. Nós guitarristas, se pudermos esticar tudo um bocadinho, vamos fazê-lo, não é?”

Entre a abertura e o encore, Moore deu tudo o que tinha em Islington, revisitando algumas das principais encruzilhadas da sua carreira. Do seu álbum final de 2008, “Bad For You Baby”, há a enérgica faixa homónima, além dos blues country de alta velocidade de “Down The Line” e as faixas emotivas “I Love You More Than You’ll Ever Know” de Donny Hathaway . Mais à frente há o toque de guitarra sincero de “All Your Love”, de Otis Rush, e uma versão emotiva de “Have You Heard”, de John Mayall, ambas músicas que Moore teria ouvido pela primeira vez em “Beano” como guitarrista adolescente.

O mais pungente, portanto, é que, pouco mais de um ano depois, Moore faleceia, a sua Les Paul, que emitia gritos calorosos, ficando em silêncio para sempre. Na comunidade do blues, deixou um abismo e embora a cena tenha tido uma lista de mestres da guitarra desde então, a ausência do irlandês ainda é forte. “Live From London” é um último fragmento de gánio, alcançando o melhor desempenho da sua geração e lembrando uma última vez porque ele foi colocado neste planeta.

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com