SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
04 Dezembro 2019

Afinal, Qual É A Diferença Entre O Sabão E O Sabonete?

||
0 Comentários
|

A base para se produzir um sabonete é o sabão. A partir de uma reacção química por hidrólise, composta por ácidos gordos ou azeites, mais uma base (hidróxido de sódio ou soda cáustica), teremos a produção do sal do ácido gordo empregado, mais glicerina, ou seja, sabão.

Para dissolver as gorduras, o sabão utiliza uma cadeia formada por uma espécie de base que atrai a sujidade (gordura), que até então não podia ser dissolvida, e que agora, é emulssionada em água. Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino e mais puro utilizado em limpezas ‘pesadas’ mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais ‘leve’, mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal. Em geral, o sabão é então a matéria-prima para fabricação de sabonete.

Na realidade tanto o sabão como o sabonete podem (e são) produzidos com a mesmas matérias-primas, o que vai diferenciar um do outro são as quantidades de cada reagente.

Ou seja, o processo de saponificação consiste em misturar lipídos (ou substâncias ‘gordas’) que são óleos e gorduras com uma solução de soda cáustica a quente, pois o sabão contém um teor de álcalis maior do que o sabonete, o que significa que a quantidade de soda cáustica, barrilha ou bicarbonato é maior do que dos corpos gordos, o que confere um poder de limpeza maior ao sabão pois esses álcalis livres vão atacar profundamente a sujidade.

Já o sabonete é o inverso do sabão, porque altas concentrações de álcalis podem agredir a pele e causar algum mal, principalmente para aqueles que sofrem de hipersensibilidade cutânea. Portanto, neste produto prevalece uma quantidade maior de óleos. Óleos, pergunta? É muito comum a adição de óleos nobres (como: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argão, entre outros tipos) em sabonetes já que essas substâncias serão responsáveis por proteger a derme do ataque de álcalis, além de trazer alguns benefícios pois cada óleo tem sua característica marcante.

Talvez queira ler também...   Sabiam Que O Vinho Tinto Melhora A Fertilidade?

Portanto na próxima vez que for utilizar um sabão ou um sabonete, saiba que foram adicionados a ambos diferentes aditivos ou para melhorar a limpeza ou para protecção e hidratação da pele, mesmo sendo fabricados a partir das mesmas matérias-primas.

Deixa um comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com