Afinal, Qual É A Diferença Entre O Sabão E O Sabonete?
A base para se produzir um sabonete é o sabão. A partir de uma reacção química por hidrólise, composta por ácidos gordos ou azeites, mais uma base (hidróxido de sódio ou soda cáustica), teremos a produção do sal do ácido gordo empregado, mais glicerina, ou seja, sabão.
Na realidade tanto o sabão como o sabonete podem (e são) produzidos com a mesmas matérias-primas, o que vai diferenciar um do outro são as quantidades de cada reagente.
Ou seja, o processo de saponificação consiste em misturar lipídos (ou substâncias ‘gordas’) que são óleos e gorduras com uma solução de soda cáustica a quente, pois o sabão contém um teor de álcalis maior do que o sabonete, o que significa que a quantidade de soda cáustica, barrilha ou bicarbonato é maior do que dos corpos gordos, o que confere um poder de limpeza maior ao sabão pois esses álcalis livres vão atacar profundamente a sujidade.
Já o sabonete é o inverso do sabão, porque altas concentrações de álcalis podem agredir a pele e causar algum mal, principalmente para aqueles que sofrem de hipersensibilidade cutânea. Portanto, neste produto prevalece uma quantidade maior de óleos. Óleos, pergunta? É muito comum a adição de óleos nobres (como: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argão, entre outros tipos) em sabonetes já que essas substâncias serão responsáveis por proteger a derme do ataque de álcalis, além de trazer alguns benefícios pois cada óleo tem sua característica marcante.
Portanto na próxima vez que for utilizar um sabão ou um sabonete, saiba que foram adicionados a ambos diferentes aditivos ou para melhorar a limpeza ou para protecção e hidratação da pele, mesmo sendo fabricados a partir das mesmas matérias-primas.