SuperFM Noticias

Todos os destaques do Rock estão aqui!
27 Fevereiro 2020

Afinal, O Café Descafeinado É Saudável E Melhor Que O Comum?

||
0 Comentários
|

“O café comum e descafeinado são alimentos naturais vegetais que contêm polifenóis”, afirma Samantha Cassetty, RD, coautora do livro ‘Sugar Shock’, em entrevista à revista norte-americana Women’s Health. “Esses antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a diminuir o risco de várias doenças, incluindo a diabetes tipo 2 e cancro”.
Adicionalmente, “esses compostos também servem como combustível para o funcionamento adequado do intestino, portanto consumir polifenóis no café, chá, frutas e vegetais pode contribuir para uma mente e um corpo saudáveis, criando um ambiente benéfico para os intestinos”, explica Samantha.
Mas afinal, o que é realmente o café descafeinado?
“O café descafeinado é o mesmo que o café comum, mas a cafeína foi removida até certo ponto”, explica à mesma revista Jessica Cording, RD, nutricionista e autora de ‘The Little Book of Game-Changers’.
Tal como num café convencional, os índices de cafeína presentes uma chávena de descafeinado não são exatos e podem variar, e a verdade é que o qualquer chávena de descafeinado ainda contém cafeína! As marcas geralmente retiram da sua composição cerca de 97% da cafeína.
O café descafeinado contém “cerca de três a quatro miligramas de cafeína por chávena”, diz Sonya Angelone, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos.
Como é confecionado o café descafeinado?
O café comum é feito a partir da torra e da moagem dos grãos de café, conforme explica a Women’s Health. Entretanto, o processo de fazer o descafeinado inclui algumas etapas adicionais.
Angelone refere que são três as formas mais básicas de descafeinar o café:

  1. O processo da água na Suíça, usa um filtro de carvão para remover a cafeína, adicionando (e removendo) dióxido de carbono líquido, que dissolve a cafeína.
  2. Adicionar (e depois remover) cloreto de metila (um produto químico usado em removedores de tinta).
  3. Ou ao usar acetato de etila (um produto químico usado em removedores de cola e esmaltes), que também dissolve a cafeína.
    Não se assustem com estes processos químicos! A agência de regulamentação norte-americana Food and Drug Administration (FDA), sublinha que são altamente seguros e que removem os resíduos nos grãos.
    É saudável?
    Apesar de não conter quase cafeína, o café descafeinado tem presente na mesma na sua composição os antioxidantes essenciais para um organismo saudável, tal como o café tradicional, salienta Angelone. Ou seja, excluir a cafeína do café não os afeta.
    Aliás, as duas variantes de café demonstraram diminuir o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, de Parkinson, Alzheimer, cancro da mama, próstata e do fígado.
    Café descafeinado ou café comum: qual faz melhor?
    A resposta depende de vocês, diz a Women’s Health. Se por exemplo estiverem a amamentar, grávidas ou sofrer de algum problema de saúde que pede a diminuição do consumo de cafeína, então sim, o descafeinado é a escolha mais acertada.
    “Algumas pessoas também acham que a cafeína as deixa ansiosas ou nervosas. Ou ainda não as deixa dormir, provocando insónios. Como tal, se já se sentiu assim, pode optar pelo descafeinado”, aponta Cassetty.
Talvez queira ler também...   Subiram Ao Relvado Vestidos De Gladiadores E Foram Eliminados
|

Deixa um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com