A Primeira Guitarra Les Paul Da História Será Leiloada Em Breve
O primeiro modelo aprovado da Gibson Les Paul, de propriedade do próprio Les Paul, será leiloado em breve.
O instrumento, que foi chamado pelo saudoso guitarrista de “Número Um”, foi desenvolvido entre 1951 e 1952 e agora estará no lote da próxima venda da casa de leilões Christie’s, com sede em Nova Iorque, que acontecerá no dia 13 de Outubro.
Na altura, por volta de 1950, a Gibson estava a perderespaço no mercado para a Fender, que tinha acabado de lançar a Telecaster que tinha sido um sucesso. Por isso, a empresa chamou Paul para ajudar na parte de inovação.
O instrumento final tinha como objectivo atingir um mercado de ponta, que acabou por dar certo e serviu de base para as hoje famosas guitarras Gibson Les Paul.
A icônica “Número Um” foi doada pelo filho de Paul, Gene Paul, e por um antigo construtor e produtor de guitarras, Tom Doyle. Num comunicado, Doyle disse: “Les trouxe a sua ideia para a Gibson e eles inicialmente descartaram-na de uma vez, mas o Les foi teimoso. Ele manteve-se firme nas suas ideias e crenças, sabendo que um dia elas veriam a luz do dia. Les continuou a mexer, a inventar e a tornar o seu conceito cada vez melhor.”
“Então, finalmente, depois de cerca de 10 anos, e depois de muitas tentativas e erros, o pessoal da Gibson apresentou esta guitarra ao Les. Ele ficou apaixonado e muito feliz – e o resto, como dizem, é história.”
O valor estimado do aclamado instrumento que será leiloado é de entre 100 mil a 150 mil dólares. No vídeo abaixo, Gene Paul e Tom Doyle conversam sobre o modelo.