28
Agosto
2018
A Personalidade Muda Com O Avançar Da Idade, Diz A Ciência
Pensamentos, sentimentos e comportamentos, são os três aspectos analisados por um grupo de cientistas que analisou a personalidade de um grupo de indivíduos, não comparando-os entre o grupo, mas cada um individualmente com o seu “eu” de há 50 anos.
A ideia era perceber o que mais muda no comportamento humano entre a altura em que se estuda e a vida depois da reforma. Como se esperava, há aspectos que se ‘acumulam’ e tornam-se mais evidentes, por exemplo, se alguém é emocionalmente instável, irá continuar assim por muito que a idade avance.
Mas noutros casos, há mudanças: “em média as pessoas ficam mais conscientes, emocionalmente estáveis e agradáveis”, aponta Rodica Damian, autora do estudo desenvolvido pela Universidade de Houston.
Com tal investigação, pretendeu-se chegar a uma resposta acerca da personalidade, que cientistas sociais procuram há muito saber se é estável ou não. Não só o motivo passa por questões genéticas mas também ambientais, aponta o estudo.
Embora algumas personalidades ‘mais fortes’ se mantenham ou intensifiquem mais do que outras que se tornam mais agradáveis e conscientes com o tempo, de um modo geral a personalidade muda de uma mesma forma para toda a população, avança o estudo que se baseou nos dados de indivíduos de várias idades e culturas.