Os 10 Motivos Que Explicam A Ressaca
A noite foi divertida, mas no dia a seguir a dor de cabeça e indisposição levam-vos a pensar que mais valia nem terem saído de casa? Pois é, embora todos gostemos de uma boa noite de convívio, com alguns copos à mistura, todos dispensaríamos a ressaca que por vezes acontece como rescaldo da noite anterior. Como nem todos os nossos pedidos podem ser concedidos , aqui ficam algumas das razões que explicam o porquê de acordarmos “com a cabeça pesada” após uma noite em grande.
1. Genes. Existe uma explicação para haver quem consiga sair ileso de uma noite de copos, enquanto outros parecem estar à beira da morte no dia seguinte. A genética de cada um influencia a forma como o corpo reage ao álcool, sendo uns mais fortes e resistentes que outros.
2. Intolerância. Alergia ao álcool é raro, mas acontece. Podem ser intolerantes a um dos componentes do vinho, as uvas, por exemplo, o que provoca dificuldades de respiração ou dores de estômago.
3. Tinto. O vinho tinto contém compostos naturais chamados taninos, derivadas das sementes, cascas e talos, cujo principal objetivo é conservar o vinho. Porém, ajudam a piorar a ressaca, refere o Daily Mail.
4. Italianos. Pode culpar os italianos por algumas ressacas serem piores. Isto porque os vinhos deste país contém tiramina.
5. São da Ásia do Leste. Uma grande parte das pessoas, com origens na Ásia do Leste, possuem uma mutação genética em que o etanal , composto que provoca a ressaca, é filtrado muito mais rapidamente, o que significa que a ressaca se prolonga durante mais tempo.
6. Estão a envelhecer. Á medida que o corpo envelhece, o corpo demora mais tempo a processo o álcool. Assim, é comum embebedarem-se mais facilmente quando são mais velhos.
7. São fumadores. Um estudo de 2012 concluiu que se fumarem enquanto bebem a ressaca pode ser pior porque o tabaco contem também etanol.
8. A intensidade da ressaca depende também do tipo de bebida que ingerirem. As bebidas como o whiskey possuem muitos mais químicos alcoólicos.
9. Erro de Principiante. O álcool é diurético, o que significa que vos obriga a urinar frequentemente. Assim, por cada copo de álcool que bebem, deveriam beber um copo de agua.
10. Foram a um novo bar. Um estudo de 2011 encontrou uma relação entre estar num novo ambiente e um nível de inibição mais alto. Significa isso que quando estão num sítio onde não se sentem à vontade, têm mais tendência a beber.