Ladrões roubam torre de rádio de 61 metros e “silenciam” uma pequena cidade dos EUA
O roubo da torre de uma estação de rádio com 60 metros silenciou o que era a voz de uma pequena cidade no Estado norte-americano do Alabama e do condado vizinho, revelou o diretor-geral da estação de rádio.
Um ladrão, ou vários, fugiram com a torre de 61 metros, terminando com a emissão da rádio WJLX em Jasper, Alabama. Até agora, nenhuma detenção foi feita pelas autoridades, noticiou esta sexta-feira a agência Associated Press (AP).
“ A comunidade perdeu o som e a voz”
“O slogan da nossa estação é o som do condado de Walker e, agora, com a nossa estação desligada, a comunidade perdeu o som e a voz”, lamentou o diretor-geral da WJLX, Brett Elmore, em declarações à Associated Press.
O roubo foi descoberto em 2 de fevereiro, quando uma equipa de manutenção chegou à área arborizada onde ficava a torre e descobriu que esta tinha desaparecido. Também descobriram que todos os equipamentos de transmissão armazenados num edifício próximo também tinham sido roubados.
“Invadir o meu espaço e roubar todo o meu equipamento e a torre? Deixem a torre ao menos, é a coisa mais cara para substituir”, frisou Elmore.
O responsável por esta rádio explicou que o cabo de sustentação da torre deve ter sido cortado primeiro, o que derrubou a estrutura. Depois, esta terá sido cortada em pedaços menores e levada. A estação não tinha seguro para a torre ou para o equipamento, e Brett Elmore estima que serão necessários entre 60 mil a 100 mil dólares (entre 55,5 mil euros e 92,7 mil euros, à taxa de câmbio atual) para a sua reconstrução.
“Não temos tanto dinheiro”
“Somos um mercado pequeno e não temos tanto dinheiro”, vincou. Elmore já recebeu contactos de pessoas de todo o país disponíveis para ajudar, e uma página GoFundMe foi lançada online para arrecadar doações.
Apesar de num primeiro momento ter ficado relutante em arrancar com a angariação de fundos, um amigo convenceu o responsável da rádio a deixar o orgulho de lado e aproveitar a disponibilidade das pessoas.
A frequência AM desta estação está no ar desde meados da década de 1950, e o quarto de século de Elmore nesta área deu continuidade ao trabalho que o seu pai realizou na estação antes dele. “É mais do que um emprego e uma rádio. É uma parte de quem eu sou”, apontou.
A polícia de Jasper está a investigar o roubo, de acordo com Elmore, que espera voltar à emissão o mais rápido possível.”Nós vamos conseguir. Tenho que manter a fé de que vamos conseguir”, salientou.