Investigadores Desenvolvem Técnica Que Substitui Métodos Contraceptivos Por Jóias
Um novo contraceptivo está a ser testado por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia. Os investigadores estão a desenvolver uma técnica que é administrar hormonas contraceptivas através de produtos de joalharia, como brincos, relógios e anéis. De acordo com um relatório publicado na revista médica Journal of Controlled Release, a ideia desta técnica passa por colocar adesivos hormonais numa parte da joia que fique em contacto com a pele.
A parte de trás do mostrador de um relógio é um exemplo. Segundo o jornal britânico The Independent, esta investigação está a permitir aos cientistas verificar como se pode controlar a natalidade através da nova técnica. Mark Prausnitz, membro do trabalho e professor na Escola de Engenharia Química e Biomolecular do Instituto de Tecnologia da Geórgia, explica que “quanto mais opções de anticontraceptivos existirem, maior a probabilidade de todas as necessidades das mulheres serem atendidas”. Usar joias já faz parte da rotina das mulher e, por isso, “esta técnica pode facilitar o cumprimento da toma do medicamento contraceptivo”, disse o cientista.
A nova técnica já está a ser testada em animais. Primeiro fizeram análises em porcos e depois em ratos. Os adesivos hormonais em estudo foram colocados nos animais durante 16 horas. Só foram retirados depois desse período, durante oito horas. O processo pretende imitar uma mulher a tirar as joias antes de ir dormir oito horas. Os investigadores verificaram que os níveis das hormonas contracetivas baixaram quando os adesivos foram removidos, no entanto a corrente sanguínea manteve hormonas suficientes para garantir a contracepção.