10 Erros Perigosos Que Condutores Experientes Cometem
Existem erros simples que até os mais experientes motoristas cometem, que podem causar acidentes graves. Parecem erros inocentes, mas podem ser fatais.
1 – Conduzir com apenas uma das mãos. É um hábito que muita gente tem e nem percebe, e qualquer descuido pode fazer com que se perca o controlo do veículo.
2 – Apanhar objectos dentro do veículo, acender cigarros, espantar insectos, fazer tudo isto com o carro em movimento. É importante manter os olhos fixo na estrada!
3 – Mudar de faixa ou fazer outras manobras de forma brusca. Pensem bem, conduzam com calma, deixando espaço para os imprevistos.
4 – Atender o telemóvel. Mesmo usando o alta-voz a nossa percepção diminui bastante.
5 – Conduzir com cansaço, fadiga e sono. Procurem descansar antes de conduzir. Não arrisquem.
6 – Conduzir com pertubações emocionais como preocupações, ansiedade, irritações ou medo. Procurem concentrar-se na condução do veículo e evitem pensar nos problemas e em como resolvê-los, enquanto conduzem
7 – Ingerir bebidas alcoólicas. É incrível, mas ainda há condutores que pensam que é um mito, mas o álcool de facto diminui a percepção do perigo, atrasa os reflexos e provoca sonolência.
8 – Conduzir na chuva como se estivessem em tempo seco. O motorista habituado com a velocidade da estrada seca às vezes nem percebem que na chuva o carro comporta-se de uma maneira completamente diferente e mantêm a mesma velocidade. Diminuam bastante a velocidade!
9 – Conduzir sem prestar atenção às características da estrada. Atenção às curvas, larguras das vias, número de faixas, encostos, tipos de pavimento, lama, elevações, buracos e lombas.
10 – Não respeitar as condições do veículo. Aquele pneu gasto pode surpreender na hora da chuva. Muito cuidado com travões desregulados, farois queimados, o limpa pára-brisas com defeito, falta de espelho retrovisor, amortecedores gatos, folga na direcção e suspensão presa. Lembrem-se de fazer sempre a revisão do vosso carro.